segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A magia da Bienal do Livro



Não quero ficar me repetindo após o texto registrado aqui na semana passada. Neste fim de semana, voltei ao Rio para os dois últimos dias da Bienal do Livro.

Sim, o livro vendeu bem e a receptividade dos cariocas foi mais maravilhosa do que da vez anterior. Mas o que eu quero deixar registrado aqui e dividir com você que está lendo este texto é um pouco da magia que existe em uma Bienal do Livro.

Não dá pra descrever precisamente, mas tal magia se traduz no brilho dos olhos das pessoas quando eu revelava que era o autor de O Poder do Fogo, na curiosidade daqueles que sonham tornarem-se escritores e vinham me procurar para contar-lhes um pouco sobre o caminho das pedras e da vontade de ler que toma conta de uma pessoa a ponto de fazê-la sentar-se no chão em pleno evento e começar a leitura ali mesmo!!!

Conheci pessoas maravilhosas, anônimas ou publicamente conhecidas, revi antigos amigos e colegas de profissão e conheci muitos outros.

Aprendi muuuuito nos 4 dias de evento que participei. Como atingir meu público, como portar-me como escritor e como lidar com diferentes tipos de pessoas e diferentes humores.

Enfim, foi sensacional. Agora só tem Bienal do Livro no Rio de Janeiro em 2013. Mas a festa da literatura do próximo ano tem um destino mais próximo e conhecido por mim: São Paulo!

Não vejo a hora. A contagem regressiva já começou!!!

6 comentários:

Talita Jasmim disse...

Estarei na Bienal de São Paulo no próximo ano! E espero poder comprar a continuação de O Poder do Fogo lá com vc!!!
Beijos e muito sucesso!!!
Até 2012!!!

Vinicius Modolo Santos disse...

Realmente a magia da bienal é incrível. Fico feliz em dizer que me surpeendi muito com seu livro. Era meu 3º dia de bienal, e por sinal, este era o último, quando eu estava na fila para pegar minha senha pro Conexão Jovem com o Eduardo Spohr, quando você veio até mim e meus amigos na fila e nos entregou um panfleto e falou sobre seu livro. Confesso que não dei muita atenção no momento, pois estava muito entusiasmado em conhecer o Eduardo, que é o autor de um livro que eu amo. Após a palestra e a tarde de autógrafos com ele, enquanto andava pela bienal com uma amiga, lembrei do pedaço de papel esquecido no meu bolso e peguei-o. Logo que li a breve explicação do livro, senti a curiosidade invadir meu pensamento. Corri o mais rápido possível, para o local onde "aquele cara" havia me entregue o panfleto, pois tinha medo de que os livros estivessem esgotado. Assim que cheguei procurei-o, e perguntei se ainda tinham livros, prontamente você me atendeu, e para a minha maior surpresa, você era o autor da obra. Fiquei maravilhado, não acreditava que em um dia eu havia conhecido 2 autores. Você certamente não se lembra, mas conversamos durante uns 20 minutos sobre o livro, pois eu estava sem dinheiro (isso é triste rs) e queria gastá-lo muito bem. Descobri que o livro trata um mundo que eu sou apaixonado. Você conseguiu me cativar a cada palavra que contava sobre a Kiara, Lucius, Elemiah, entre outras personagens do livro. Finalmente comprei o livro. Chegando em casa, peguei o livro e comecei o que tolamente achei ser uma breve leitura. A cada palavra, a cada frase, eu me sentia cada vez mais preso. Não cosneguia largar essa história, tinha que saber logo o fim daquela trama. As batalhas, os questionamentos, tudo me excitava. (desculpa o Spoiler) Quando houve a primeira batalha do livro, onde Lucius demonstra tamanha inteligência e Kaira tamanha coragem, os pelos dos meus braços se arrepiavam a cada palavra. Resumindo, você ganhou um fã. Adorei seu livro, sua narrativa, tudo. Espero ansiosamente pela continuação. Li seu livro em menos de um dia de tão aficcionado que fiquei. No fim, li novamente seu autógrafo e refleti, percebendo que suas palavras se tornaram realidade, eu realmente tive uma leitura fantástica e te agradeço por cada minuto que passei lendo seu livro. Sem mais delongas, são de pessoas assim que a literatura nacional precisa. Boa sorte e sucesso, até porque eu espero ler muitos outros livros seu. Não me decepcione rs, quero mais. Caso não lembre, sou o Vinicius (o carinha com a blusa da inglaterra do último dia http://www.facebook.com/photo.php?fbid=218126901577540&set=a.218121201578110.53721.100001406957921&type=1&theater) e já estou disseminando seu livro entre todos os meus amigos e me certificando de que eles farão o mesmo. Enfim, obrigado por me proporcionar um sonho tão real que é a leitura.

Khêder Henrique disse...

Obrigado pelas palavras, Vinicius. É claro que me lembro de você!!! Abraço! \o/

Bento de Luca disse...

Parabéns pelo trabalho, Khêder! Ficamos impressionados com a Bienal do Rio. As milhares de pessoas entrando correndo pela leitura, para buscar um livro, um autor... Isso não era assim.(Risos). Estamos contando os dias também para a próxima Bienal! Foi um grande prazer conhecê-lo!

Grandíssimo abraço,

Bento de Luca.

Thaís Cavalcante disse...

Khêder! É a mais pura verdade! A Bienal tem uma magia incrível e, caso esteja aberto à isto, consegue conhecer pessoas maravilhosas assim como conheci um escritor incrível que há em você e em muitos outros que pude prestigiar.

É uma pena que seja apenas de dois em dois anos esta festa literária, mas acho lindo quando acontece! Me sinto viva, sabe? Alegre demais!

Parabéns pelo trabalho e torço sempre para um maior reconhecimento e valorização dos nossos escritores, escritores nacionais.

Um abração!
http://pronomeinterrogativo.blogspot.com

Ana Paula Lima disse...

Olá Khêder,
Não sei se lembra de mim mais conheci você e seu livro por influência do Vinicius lá na Bienal. Terminei de ler seu livro e adorei seus personagens e toda a temática do livro, devo acrescentar que senti falta de uma explicação melhor do período em que se passa a historia e também de uma descrição mais detalhada desse novo mundo apresentado por você, mais gostei da liberdade que tive para imaginar... É uma historia fascinante que nos apresenta a uma maneira diferente de enxergar coisas presentes em nosso cotidiano, acho que nunca mais vou pensar em sombras e trevas da mesma maneira.

Bom aguardo ansiosa pela segunda parte, boa sorte nas vendas.