terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Homem do Futuro



"Esta noite, eu vou mudar o mundo!"

Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/files/2011/08/o-homem-do-futuro-01-g.jpg


Não é segredo pra ninguém que o cinema nacional ganha cada vez mais força. Percebemos esse processo de várias formas. Uma delas é a diversificação dos gêneros apresentados pela produção cinematógrafica nacional. Os filmes de polícia e favela podem ainda chamar mais atenção por mostrar a nossa dura e cruel realidade. Até mesmo podem ser o carro chefe dessa produção atual, mas não são o único produto nos oferecido nas prateleiras dos supermercados cinematográficos. Ainda bem.

Um ótimo exemplo dessa nova safra é O Homem do Futuro, uma ficção científica com pitadas de comédia romântica. Na medida certa, o filme discorre sobre viagens no tempo e paradoxos temporais, mas não exige demais da platéia. É inteligente, mas despretencioso.

Wagner Moura (cada ano que passa dividindo com Selton Melo o panteão das melhores fitas produzidas por estas bandas) interpreta Zero, um cientista ranzinza e infeliz que busca uma nova fonte de energia. Acidentalmente, ele cria um buraco de minhoca que o lança 20 anos no passado. Justamente no pior dia de sua vida: o dia em que ele perdeu o amor da vida dele!

Diante da possibilidade de alterar seus erros, quem não ficaria tentado a corrigí-los e garantir um futuro "perfeito"? Oras, esse é justamente o grande dilema das viagens no tempo das produções de ficção científica.




A cena do baile é uma das homenagens a antológica trilogia De Volta para o Futuro

Imagem: http://fabianacamilo.files.wordpress.com/2011/09/rtemagicc_o_homem_do_futuro_txdam8021_f9e52d.jpg


Entretanto, qualquer alteração do passado (por menor que ela seja) produz resultados imprevisíveis. Assim, o "novo futuro" de Zero pode ser pior do que a triste realidade que ele tentara evitar. Com o caos estabelecido, cabe ao protagonista solucionar todo essa confusão temporal.

Destaco a trilha sonora do filme. Impecável. Com músicas internacionais e nacionais que empolgam e ajudam a criar o clima das duas épocas retratadas no filme (início da década de 90 e fim da primeira década do século 21).

A atuação de Wagner Moura é irretocável. Ele interpreta três personagens diferentes (o cientista infeliz do começo do filme, o Zero jovem e o personagem mais autoconfiante e sereno do futuro) e consegue dar a eles toques muito especiais. Até mesmo as vozes são diferentes!!!

A Alinne Moraes está linda como nunca e justifica toda a trama do filme, afinal a personagem dela é justamente o objeto de adoração do protagonista e a razão de todas as loucuras temporais que ele faz.

De brinde, ainda temos homenagens a antológica trilogia De Volta para o Futuro (o protagonista cantando no palco e o baile a fantasia são as principais).

Se eu tiver que eleger um defeito no filme, eu diria que devido ao fato do tema "viagem no tempo" já ter sido bastante explorado no cinema americano, o roteiro pode ser previsível em alguns pontos. Porém, com maestria, o enredo se aproveita de tal sensação para nos fazer rir das situações improváveis que o personagem de Moura é colocado.

Fica a sugestão para conferir esse filmão. Cinema puro. Com atuações bacanas, trilha sonora arrebatadora e atitudes que nos fazem pensar o que poderia ter acontecido se eu ou você tivéssemos feito escolhas diferentes em determinados momentos de nossas vidas.

3 comentários:

Nightwing disse...

Curti esse filme! WM rules! Já te disseram que você escreve muito bem?

Khêder Henrique disse...

Já disseram, mas pode ficar a vontade pra dizer de novo....rs. Muito obrigado!!!

schulai disse...

O filme é ótimo e vindo do cinema nacional merece palmas....