quarta-feira, 6 de julho de 2011

Insensato Coração



O mau caráter Léo

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF67s13KeK9a6MOXtXVHNe6sjmA0rhwIwXPEMYVaZ-NB92FbtdJKYnVUr2b5GtQ45R0RoBiC6JqhjG6k6GABbTP84rt5Gwj5sZYLzHS1Czq6YQ1HGXMxGEqDZ1EKlt93EB9KCeoWfSCMq6/s1600/get.jpg


Hoje vou abrir uma exceção para fazer algo inédito por aqui: falarei de uma novela! Isso mesmo! Em geral, falo sobre livros, revistas e filmes. Mas na atual novela global das nove existem (pelo menos) três personagens muito bons para não aparecerem por aqui.

Em primeiro lugar, preciso esclarecer que não tenho nada contra novelas. Assim como filmes e livros, existem novelas boas e ruins. O que me incomoda um pouco nas novelas é o seu tempo. Em geral, uma novela fica no ar por volta de 8 meses. É um tempo que desgasta muitos personagens. Fora o fato do enredo da novela depender muito da audiência e gosto do público. Desta forma, fica evidente que muitas tramas e personagens entram e saem da tela devido ao gosto do freguês. O que nem sempre é bem-vindo para uma história que havia sido previamente arquitetada pelo autor.

Enfim, ressalvas feitas, vamos ao que interessa. A atual novela das nove da Rede Globo chama-se Insensato Coração. Nessa novela, existem 3 personagens que me chamam muito a atenção e sempre me fazem parar na frente da TV para assistir o desenrolar de seus enredos. São eles Léo, Norma e Raul.

Léo

Léo (Gabriel Braga Nunes) é o grande mau caráter da novela. Um dos vilões principais. Mas ele possui diversas nuances muito bem interpretadas pelo ator Gabriel Braga Nunes que dão todo um charme ao personagem. E, claro, muito da trama da novela depende dos movimentos deste personagem.

O grande sonho de Léo é conquistar poder e dinheiro. Ele quer uma vida boa, mas sem muito esforço para chegar ao topo. Por isso, se envolve com falcatruas e golpes frequentemente.



O plano de Léo que teve graves consequências

Imagem: http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110623210009.jpg


Um dos piores golpes de Léo, foi envolver afetivamente Norma (Glória Pires) com a intenção de roubar de seu antigo patrão uma quantia em dinheiro que ele mantinha guardada em casa. O destino do dinheiro era um esquema de máquinas de caça-níqueis que supostamente rendem muito dinheiro.

No fim, Léo foi passado pra trás pelos bandidos envolvidos no esquema dos caça níqueis que acabaram por espancá-lo. Ao invés de tomar um rumo na vida, Léo partiu para novos golpes afim de conseguir dinheiro facilmente e atingir (o que na cabeça dele significa) o sucesso.

Sempre que é acusado por seu pai Raul (Antonio Fagundes) - o único personagem da trama que sabe dos erros do filho desde o princípio da novela, mas não possui provas para colocar o filho atrás das grades - Léo esquiva-se alegando que seu pai nunca lhe deu a merecida atenção e sempre preferiu o irmão perfeito Pedro (Eriberto Leão).

Na verdade, as raízes das intenções de Léo são até mais profundas. Uma mescla de sentimentos tais como inveja do irmão e sede de poder desmedida que o tornam um dos mais interessantes personagens da trama. Um personagem tão complexo que não dá para classificar simplesmente como vilão.



Norma: a personagem mais complexa da novela

Imagem: http://www.ospaparazzi.com.br/imagem/201106/25091326.jpg


Norma

Essa personagem foi uma das primeiras vítimas das falcatruas de Léo. Mas a história de Norma foi a mais complicada de todas a ponto de gerar graves consequências para o futuro do mau caráter.

Norma foi ferida de várias formas por Léo. Ela se envolveu amorosamente com ele e ainda por cima foi parar na cadeia por um crime que não cometeu (o roubo do dinheiro de seu ex-patrão e sua morte provocada pelo incidente). Ela cumpriu pena e comeu o pão que o diabo amassou na prisão. Foi alvo de outras detentas e sua estadia por lá apenas alimentou o ódio em seu íntimo. Tudo culminou a um clímax que levou Norma a cometer seu primeiro assassinato numa tentativa desesperada de sobreviver.

Quando saiu da cadeia, Norma só pensava em se encontrar com Léo e se vingar, mas descobriu que para atingí-lo teria que se tornar uma mulher tão poderosa quando ele. Uma vez que Léo havia se aproximado de figuras importantes como um banqueiro rico e corrupto.

Norma então fez o mesmo. Aproximou-se do milionário Teodoro (Tarcisio Meira) e casou-se com ele. Numa das melhores cenas da novela, ao descobrir que Léo se casaria com uma mulher linda e rica, a câmera deixa a imagem inclinada e mostra Norma tentando provocar a morte de Teodoro abrindo as janelas do quarto do marido e molhando seu peito com água gelada para lhe provocar uma pneumonia. Então, a câmera volta a posição tradicional e Norma percebe a loucura que estava prestes e fazer e salva seu marido.

No entando, de fato, a atitude de Norma piorou o estado de saúde do marido que veia a falecer. Agora, herdeira de muito dinheiro, a personagem foi capaz de arquitetar uma vingança perversa contra Léo. Com direito a carcere privado e situações de humilhação gratuita.

A cena em que Norma se revela para Léo como a viúva de um milionário é excelente. Léo (talvez pela primeira vez) tenha enxergado Norma. Agora ela é uma mulher rica, bonita e perversamente inteligente. A ponto de arquitetar sua vingança meticulosamente. Léo não tem escapatória. Ela tem provas de quase todos os crimes cometidos por ele durante a novela. Ou ele vai pra cadeia ou aceita se submeter aos caprichos de sua antiga vítima.

Sem dúvidas, a mais complexa personagem da novela. Brilhantemente interpretada por Glória Pires, a personagem surge na novela como uma auxiliar de enfermagem simples que sofre com a desilução amorosa de um golpista. "Você mexeu nos meus sentimentos mais profundos", ela chora quando descobre a verdade sobre Léo após o primeiro encontro deles. Quando vai para cadeia, podemos ver a queda de uma boa pessoa em uma pessoa perversa cuja única meta é a vingança.

Entretanto, apesar das ações inconsequentes de Léo terem criado uma pessoa talvez até mais perversa do que ele, Norma parece nutrir sentimentos conflitantes com relação a ele. Algo entre o ódio e o amor. Já que ela havia se entregado completamente ao mau caráter no início da novela.



O pai do mocinho e do bandido da novela talvez seja o personagem mais sensato da trama

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7lMUefqz2By_SbubPuTtA7b60HlMvf9FpkE88AXZN5CUex4kkxhNs10ucBo5mkRulorE-afjKM6N09qMyLGQBgMt5re35WAP5kB6e5JumRqKkhcODC_QGAa6TOEe-HvCT-4yQXesRMq_G/s1600/f__in.jpg



Raul

Para concluir este post, basta falar sobre Raul. Raul é o pai de Léo e Pedro. O bandido e o mocinho da novela, respectivamente. O interessante deste personagem é que ele sofre pelas atitudes erradas que o filho comete e nem sempre possui os recursos para pará-lo.

O personagem também vive um complicado dilema: tem vergonha de acreditar nas maldades do filho e pena de vê-lo sempre tomando as decisões erradas. Para complicar, a mãe do rapaz Wanda (Natalia do Vale) não é capaz de enxergar o maucaratismo do filho. Sempre o protegendo e o inocentando. Talvez por achar assim como Léo que Raul tenha preferências pelo outro filho.

Agora, coloque-se no lugar de um pai que descobre crimes de um filho e não tenha provas para colocá-lo atrás das grades. Além de não poder pará-lo, ele fica aflito com a perspectiva do filho aprontar novamente.

Fica ai a dica. Se você assiste ou for assistir a Insenstato Coração, fique de olhos nesses três personagens. Eles fazem valer acompanhar a novela.