segunda-feira, 31 de outubro de 2011

The Five Book Club



3º Encontro The Five Book Club

No último sábado, participei de um encontro do The Five Book Club cujo tema foi a literatura nacional. Entre vários temas debatidos, conheci muita gente, troquei idéia com autores e blogueiros e me diverti muuuuito.

The Five Book Club é um grupo formado por cinco blogueiros que idealizaram encontros para reunir a galera que curte literatura. Os blogueiros do The Five são: Angélica (Angel Books), Clícia (Silêncio que eu tô lendo), Jeh Polato (Eu li e divulgo) , Tathy (Eu sou assim) e Will (Vício de Leitura).



Os homens de branco: eu e Will do Vício de Cultura

O tema do encontro da vez (que pretende ser mensal) foi a literatura nacional. Por isso, havia diversos autores brazucas que falaram sobre seus respectivos projetos e pontos de vista sobre determinados assuntos levantados pela platéia.

Sem dúvida, o tema mais pertinente foi blogueiros x autores nacionais. Levantou-se a questão de que alguns blogueiros tem medo de resenhar livros nacionais porque tais autores podem ficar ofendidos com uma resenha "negativa".



Eu botando a boca no trombone!


Acredito que um autor que fica ofendido com uma resenha a ponto de perseguir um blogueiro (!) não é profissional. A partir do momento que lançamos um projeto como um livro você automaticamente está dando a cara a tapa. De forma que PRECISA ficar aberto a qualquer tipo de feedback a respeito de seu trabalho.

O que eu defendo e converso com todos os blogueiros que tenho contato é a de não produzirem resenhas preguiçosas, ou seja, limitar-se a emitir uma opinião como se faz a um amigo. Do tipo "amei o livro, compre" ou "odiei o livro, passe longe". Ninguém precisa ter um rigor técnico para escrever uma resenha. Mesmo porque o texto de um blog possui um caráter mais informal.



O lugar ficou pequeno pra tanta gente

Entretanto, é possível escrever uma resenha bacana elencando os pontos positivos e negativos de um livro. Independentemente se o resenhista gostou ou não do livro particularmente. E, claro, como foi muito bem colocado durante o evento...."se você não gostou do livro, não precisa ofender a mãe do autor por isso". Respeito em primeiro lugar.

Muito bacana ver o espaço de uma grande livraria lotado. Com gente até sentada no chão para participar dos debates. Sempre que puder, irei ao evento. É muito divertido reunir-se com quem gosta de ler!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Acordei com vontade de ler



Imagem: http://i1109.photobucket.com/albums/h430/AdrianaBrazil/acordei01.jpg


Galera, desculpem a falta de atualizações. É tudo culpa da falta de tempo, mas irei mudar esse quadro.

Ontem, foi publicada uma nova resenha de O Poder do Fogo pelo site Acordei com vontade de ler. Confiram clicando aqui.

sábado, 15 de outubro de 2011

Amanda Reznor

Mais uma resenha de O Poder do Fogo no ar!

Dessa vez, o texto é da autora Amanda Reznor. Confira a opinião dela clicando aqui.

Um bom fim de semana a todos!\o/

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Anjo Negro



A capa da obra é bem chamativa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSBl-TQSR7Kr-uK_zuwJLlgKEWXEeY45eJSzBHoY0W28bTtYXOCgBZua-zG6tErd0gPWh6VMZVoNU2K52W4Qbpf1McP0qOl03SEh74mpJ5Gewt4XYj8JGVOA9e1xmukaS9Fiiy8QSUHPX0/s1600/Anjo+Negro.jpg

Londres. Século XVII. Uma anja se apaixona por um médico e do fruto desse amor proibido nasce Darian. Quando chega a adolescência, o rapaz descobre que possui a visão dos dois mundos. Ele pode ver tanto os seres humanos quanto os espíritos que vagam perdidos por aí. Darian também fica sabendo que sua mãe fora castigada a condição de ser humana por ter caído de amores por um ser humano. Porém, ela continuava enxergando almas que a atormentavam. Perturbada, ela cometeu suicídio. O que é um terrível crime espiritual. Por isso, ela foi condenada por toda a eternidade a viver no Vale dos Suicidas, um lugar onde nenhum espírito encontra a paz e continuamente revive o momento de sua morte.

Darian recebe então a seguinte proposta de um Arcanjo: recolher em uma caixa angelical 10 mil almas perdidas (que queiram ser salvas) para aliviar o sofrimento de sua mãe. Por outro lado, ele recebe uma contra-proposta de um demônio: utilizar as 10 mil almas em troca da liberdade da alma de sua mãe. Esse dilema é o ponto de partida de Anjo Negro, primeiro romance da mineira Mallerey Cálgara pelo Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século.

O texto é ágil e rápido porque a autora não emprega um vocabulário rebuscado e por ser curto (pouco mais de 200 páginas). Acreditava que o tamanho da obra fosse algo a ajudar no trabalho de revisão, mas pelo contrário, é possível detectar alguns erros ortográficos e gramaticais que passaram despercebidos. Nada que atrapalhe a leitura, mas que incomoda um pouco.

A autora também utiliza um recuso divertido que alterna o ponto de vista do narrador. Primeira pessoa x terceira pessoa. Isso é muito legal quando utilizado com cuidado e discretamente. Por exemplo, de um capítulo para outro. Só acho que isso possa confundir o leitor quando ocorre de um parágrafo para outro, pois a mudança do ponto de vista do narrador é muito brusca. Isso desvia a atenção do leitor para a forma como o texto está sendo escrita em detrimento da narrativa que é o mais importante.

Em relação a trama, a questão do amor entre mãe e filho me lembrou um pouco o primeiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios, em que Percy precisa resgatar sua mãe de Hades, o deus do mundo dos mortos da rica Mitologia Grega. O que me agrada porque a diferencia de um tradicional amor platônico entre um casal.

Após o treinamento de Darian para enfrentar demônios e encontrar as almas que deve resgatar, a narrativa torna-se "episódica", ou seja, em cada capítulo apresenta um caso que ele investiga com o auxílio de sua anja da guarda, Hadji. Como em uma série de teve ou episódio de algum desenho animado. Essa parte do livro é interessante porque por meio das histórias das almas perdidas belas mensagens são transmitidas. É claro que a qualidade de cada história varia. Em algumas tramas ficamos surpresos com os enredoss. Já em outras a resolução de um problema a princípio complexo é deveras simplista. Resumindo-se a uma conversa entre Darian e a alma que está causando problemas.

Há uma importante ressalva a fazer: apesar de nos ser dito que a história de Darian se passa na Londres do século XVII anos após a Peste Negra, ela poderia se passar nos dias de hoje e em qualquer outro lugar do mundo. Por dois motivos: 1) O linguajar dos personagens não é o mesmo de pessoas que viveram naquela época. Todos os personagens falam iguais a pessoas que vivem nos dias de hoje. Inclusive falando gírias. 2) Não há descrições de Londres e nem todos os personagens possuem nomes em inglês (não que isso seja regra), mas isso permite que possamos imaginar a história se passando nos anos 2000 em uma grande cidade do Brasil, por exemplo.

Por outro lado, toda a descrição que autora não fez da Londres do século XVII, ela utiliza para dar vida ao Vale dos Suicidas e ao inferno imaginado por ela. Tal lugar mescla religião e mitologia grega muito bem. Os últimos capítulos do livro são extremamente bem descritos e o inferno torna-se muito palpável para nós. Em especial, a sensação desoladora que o lugar transmite ao protagonista.

Sem spoilers, basta dizer que o final do livro é surpreendente e deixa um tremendo gancho para uma continuação, pois diversas sub-tramas ficam sem finais e a última cena do livro pára na metade. O que pode frustar alguns, para outros (o meu caso) deixa a imaginação livre pra interpretar de diversas formas o que aconteceu no fim do livro.

Fica aí uma sugestão de literatura fantástica 100% nacional!

domingo, 9 de outubro de 2011

Resultado da Promoçaõ "Você já pensou em possuir O Poder do Fogo?"



Boa noite, galera!

Sei que o combinado era somente divulgar o resultado amanhã, mas não consegui segurar o resultado só pra mim! O sorteio acabou de acontecer e os 3 ganhadores são (na ordem de sorteio):


As três sorteadas receberão seus livros autografados em casa. Por favor, entrem em contato pelo e-mail: henrique@khederhenrique.com.br para acertarmos as questões de envio.

Para todos os outros participantes, fica o meu MUITO OBRIGADO por terem aderido a promoção e ajudado na divulgação da mesma. Mas não fiquem chateados! Entrem em contato comigo pelo e-mail acima pra fazermos um bem bolado pra ninguém ficar sem exemplar autografado!

O que eu quero é todo mundo lendo O Poder do Fogo! Se você só ficou sabendo do livro agora, não deixe de prestigiá-lo. Ele já está à venda nas melhores livrarias e sites. Confira:


Quer um exemplar autografado? Entrem em contato comigo pelo e-mail informado acima.

Pra quem quiser saber mais sobre a obra, acesse meu site pessoal Khêder Henrique. Lá tem várias informações sobre os personagens da trama e até o download grátis do primeiro capítulo do livro!!!

Se puder, ajude a divulgar a obra e curta a página de O Poder do Fogo no Facebook!

Uma ótima semana a todos!!!!

domingo, 2 de outubro de 2011

Promoção: "Você já pensou em possuir O Poder do Fogo?" [Atualizado]



Imagem ilustrativa da obra

Imagem: http://www.khederhenrique.com.br/images/capa2.png


Quer ganhar um exemplar autografado do meu livro O Poder do Fogo? É muito fácil! Basta seguir os 3 passos abaixo:

Passo 1) Curta a página de O Poder do Fogo - Khêder Henrique no Facebook;

Passo 2) Coloque o livro O Poder do Fogo na sua estante do Skoob;

Passo 3) Siga-me no Twitter (@khederhenrique) e envie o seguinte tweet: "Quero ganhar o livro #OPoderdoFogo de @khederhenrique".

Pronto. 3 passos. 3 redes sociais. 3 exemplares a serem sorteados na sexta-feira dia 07 de outubro.

Os 3 passos devem ser efetuados até as 20h do dia 07 de outubro. O resultado será publicado aqui mesmo no sábado dia 08 de outubro.

[Atualizado]Pronto. 3 passos. 3 redes sociais. 3 exemplares a serem sorteados no domingo dia 09 de outubro.

Os 3 passos devem ser efetuados até às 20h do dia 09 de outubro. O resultado será publicado aqui mesmo na segunda-feira dia 10.[Atualizado]

Sobre a atualização: Galera, atendendo a pedidos, a promoção foi prorrogada em mais 2 dias pra mais pessoas terem a chance de participar. Recebi muitos e-mails de pessoas alegando que só tem acesso às redes sociais aos fins de semana porque no trabalho é tudo bloqueado! Também tem gente que nem tem Twitter e vai criar um no fim de semana pra poder participar. Conto com a compreensão de todos.

Importante lembrar que isso não afeta em nada quem já está participando. Boa sorte a todos!

O participante que deixar de fazer um dos 3 passos até o horário e data limites estará automaticamente excluído do sorteio.

Os ganhadores receberão seus exemplares autografados em casa.

Boa sorte a todos! \o/