terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estátuas de Sal



Capa da obra

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiFaUpJ-T4PzgcIkub7-_HTUZW-EDdyYND72VhLwPgqio6MvYUR3r2jmjew8f1hmHyaUUSv5Oz1VbfdK68JxloGKBXv8d4KlJWMKibwg-izUk1tekiOB1YEdwAaji6qsUJYiVoNsdEAN8/s1600/capa.JPG



"Dez anos depois que Deus destruiu São Paulo....". Assim começa a sinopse arrebatadora de um dos melhores livros que li em 2011: Estátuas de Sal de André Cardinali.

O romance de estréia do paulista de Piracicaba André Cardinali narra um suspense que revisita a história de Sodoma e Gomorra. Em um futuro não muito distante, Deus destruiu São Paulo devido aos pecados cometidos por seus habitantes. Todos agora temem um Deus que pode manifestar sua ira novamente a qualquer instante. Nesse novo mundo, conhecemos Alice, uma jovem que decide investigar a morte do pai que a jovem não acredita ter se suicidado. Sua jornada a levará à cidade proibida de São Paulo e à surpreendentes descobertas.

O texto de Cardinali é gostoso de ler e traz ótimas sacadas. Além de belas mensagens sobre o amor, o sentido da vida e a existência de Deus. Para exemplificar o que estou dizendo, segue abaixo o meu trecho preferido:

"Como te disse antes, também estou tentando entender este mundo. E depois de pensar muito comigo mesma sabe o que descobri?! Que sozinha nunca vou descobrir nada! Não importa o quanto eu tente, o que sei é o que sei, nada aumenta isso, nem que eu pesquise, estude todas as ciências. A ciência não responde perguntas desse tipo. Pode avaliar uma lágrima em todas as suas medidas e componentes, mas não se é de alegria ou de tristeza. Pode até descobrir como foi criado o universo, entender o Big Bang, mas não vai responder por que ele foi criado. E eu penso.... Talvez cada um de nós saiba um pequeníssimo pedaço da verdade... Porque eu aprendo com o outro o que é o amor, o que é felicidade ou o que é saudade. Por isso, a solução pra entender a vida pode ser buscar no outro o que não sabemos. Penso eu que esse é o motivo para estarmos todos aqui, porque somos incompletos e precisamos do outro para nos completar. "

A habilidade narrativa de Cardinali fica evidente em diversos momentos que a protagonista segue sozinha em sua jornada. Nesses instantes, não existem diálogos. Somente o leitor e os pensamentos conflitantes da protagonista. Tais passagens poderiam tornar-se enfadonhas e maçantes nas mãos de um escritor menos talentoso. Porém, é nesse ponto que, assim como um escultor que sabe muito bem o que deseja, Cardinali revela toda sua verve.

André Cardinali é um autor do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. Não deixe de conferir. Leitura recomendadíssima!!!

2 comentários:

CRONA disse...

Eu sempre fui preconceituso com histórias se passadas no Brasil, coisa boba de jovem que preza e adora mais Idade Média, ou romances poicias ingleses... Cada vez tou vendo mais histórias que falam do país que vivo, da minha cidade...E pelas sinopses são histórias tão interessantes. Eu sempre ia as estantes de livros internacionais, desde pequeno, pois para mim livros brasileiros eram livros de escola, MAchado, Pompéia, Azevedo 9EMora eu os adore). Mas é crescendo e aprendendo que se evolui, e me surpreendi ao ver cada vez mais livros brasileiros fascinantes, que agora me deixam passado só com as sinopses incríveis. Só posso dizer que a literatura rasileira continua, e mais rica do nunca.

Ass: Drigo Borges Cross

Khêder Henrique disse...

É isso aí, Drigo!!!! =D