segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto "De Mão em Mão" #3



"Vamos ler mais, galera!!!"

Ontem, terminou o piloto do Projeto "De Mão em Mão" da Secretaria da Cultura da cidade de São Paulo para o qual fiz uma humilde contribuição. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui e aqui.

Basicamente, o projeto realiza distribuição gratuita de livros para incentivar a leitura nas pessoas. Diferente de uma biblioteca, não há cadastro ou prazo de devolução. Ou seja, a continuidade do projeto fica diretamente vinculada à cidadania de cada um em devolver o livro em bom estado ou repassá-lo adiante para dar a oportunidade de mais pessoas lerem os livros.

Eu trabalhei no ponto de distribuição do Terminal da Lapa (região da Zona Oeste de São Paulo). O contato direto com o público confere aquele sabor especial para mim de observar as reações de diferentes pessoas em relação ao projeto. Do velhinho desconfiado que não acredita que os livros são gratuitos, passando pelos espertinhos que querem reter os livros para si até os mais cidadãos preocupados com o prazo para devolver o livro o mais rápido possível e assim garantir que outras pessoas possam lê-los também.

Tem também aquele outro lado de conhecer histórias de vidas diferentes. Os personagens são diversos. Há o garoto que vende chicletes para sobreviver e sustenta um lindo sorriso no rosto apesar da triste vida familiar que leva; A bela escritora e colega de trabalho que muitos conhecem apenas a superfície, mas não os acasos que a definem; Os moradores de rua sempre imprevisíveis (um dia, tinha um deles assustando pessoas pelo terminal com um caranguejo encontrado no esgoto!); Os profissionais do terminal com suas própria histórias e opiniões divergentes do que nós estávamos fazendo por ali; Ou até mesmo aqueles sujeitos que - como almas penadas - vagueiam a esmo o dia inteiro pelo terminal pedindo esmola aos transeuntes.

Esta não foi a primeira vez que trabalhei com atendimento ao público e certamente não será a última, pois adoro isso (uma das partes mais legais do trabalho como escritor é o contado direto com seus leitores!). Por que? Oras, o contato com o real é a melhor forma de inspirar-se para criar o que quiser. Uma pintura. Um texto. Ou apenas enxergar com outros olhos a vida que você leva e da qual vive a reclamar.

Mas o projeto não acabou. Ele deve voltar em março. E eu, certamente estarei por lá.

Uma inspiradora semana a todos!!!

Um comentário:

Amanda Reznor disse...

E a aventura retorna em março... xD