segunda-feira, 31 de outubro de 2011

The Five Book Club



3º Encontro The Five Book Club

No último sábado, participei de um encontro do The Five Book Club cujo tema foi a literatura nacional. Entre vários temas debatidos, conheci muita gente, troquei idéia com autores e blogueiros e me diverti muuuuito.

The Five Book Club é um grupo formado por cinco blogueiros que idealizaram encontros para reunir a galera que curte literatura. Os blogueiros do The Five são: Angélica (Angel Books), Clícia (Silêncio que eu tô lendo), Jeh Polato (Eu li e divulgo) , Tathy (Eu sou assim) e Will (Vício de Leitura).



Os homens de branco: eu e Will do Vício de Cultura

O tema do encontro da vez (que pretende ser mensal) foi a literatura nacional. Por isso, havia diversos autores brazucas que falaram sobre seus respectivos projetos e pontos de vista sobre determinados assuntos levantados pela platéia.

Sem dúvida, o tema mais pertinente foi blogueiros x autores nacionais. Levantou-se a questão de que alguns blogueiros tem medo de resenhar livros nacionais porque tais autores podem ficar ofendidos com uma resenha "negativa".



Eu botando a boca no trombone!


Acredito que um autor que fica ofendido com uma resenha a ponto de perseguir um blogueiro (!) não é profissional. A partir do momento que lançamos um projeto como um livro você automaticamente está dando a cara a tapa. De forma que PRECISA ficar aberto a qualquer tipo de feedback a respeito de seu trabalho.

O que eu defendo e converso com todos os blogueiros que tenho contato é a de não produzirem resenhas preguiçosas, ou seja, limitar-se a emitir uma opinião como se faz a um amigo. Do tipo "amei o livro, compre" ou "odiei o livro, passe longe". Ninguém precisa ter um rigor técnico para escrever uma resenha. Mesmo porque o texto de um blog possui um caráter mais informal.



O lugar ficou pequeno pra tanta gente

Entretanto, é possível escrever uma resenha bacana elencando os pontos positivos e negativos de um livro. Independentemente se o resenhista gostou ou não do livro particularmente. E, claro, como foi muito bem colocado durante o evento...."se você não gostou do livro, não precisa ofender a mãe do autor por isso". Respeito em primeiro lugar.

Muito bacana ver o espaço de uma grande livraria lotado. Com gente até sentada no chão para participar dos debates. Sempre que puder, irei ao evento. É muito divertido reunir-se com quem gosta de ler!

6 comentários:

Tathy disse...

Adorei Khêder!

O espaço foi pequeno pra tanta gente e o tempo foi curto pra tanto assunto... eu tinha tantas perguntas, hehehe

Mais uma vez, obrigada pela sua presença tão carismática!

Unknown disse...

Olá!

Que bom que gostou do evento. Lotou mesmo!

Vamos adorar ter você sempre que puder nos eventos!
=)

Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo!

Vício de Cultura disse...

Oi Khaeder,
Primeiro antes de tudo, gostaria de te agradecer por aparecer lá no evento e abraçar a nossa causa. Antes de mais nada, somos todos leitores compulsivos, então nos reunir mensalmente para falar de nossa paixão (livros) é ótimo.
Sim, medo não devemos ter de resenhar os livros brasileiros, mas como você ressaltou, devemos respeitar o autor e sua obra.

Abração
WIll
Vício de Cultura

Aione Simões disse...

Oi Khêder!
O evento foi mesmo muito bom!
Acho que poderíamos passar horas discutindo sobre os temas abordados. Bom, eu pelo menos passaria facilmente horas lá hehe
Beijos!

Khêder Henrique disse...

Will, no meu texto, utilizei o exemplo do respeito do autor e a obra, mas não mencionei o contrário. O respeito do autor para com um blogueiro e sua opinião.

Que achando uma obra boa ou ruim, está cedendo um importante espaço de divulgação na blogosfera!

Abraço.

Khêder Henrique disse...

Tathy, podem contar comigo sempre que puderem.

Infelizmente, como já disse, será impossível comparecer ao próximo evento do dia 26 de novembro (sobre Anjos), mas sei que meus amigos Leandro Schulai e Bento de Luca estarão por lá representando fortemente a literatura fantástica nacional!