segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Percy Jackson & Os Olimpianos



As capas dos primeiros quatro volumes

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrHT_LGS1V3Rk_IsJg9lqqTbiRGmtZPbqKGS_xM52hUAGo7bul1w2Vt_OaKQ1vQPvLs7WeSvlW_8W5-wni8UP-UAeweXwMWxJki-GJuV2RZuzxr3e5kuVZHzJI4um9wVi5g7JNOb821I4/s1600/PJ+01.gif


Você já ouviu falar em Percy Jackson? Lembro-me que a primeira vez que eu tomei conhecimento da obra foi quando estava xerentando alguns livros legais em uma livraria. Então um tomo de capa verde com um garoto portando uma espada e caminhando dentro do mar rumo a Nova Iorque me chamou a atenção. O título então era ainda mais arrebatador "O Ladrão de Raios".

Então, devorei a sinopse... um garoto de 12 anos que vive nos dias atuais descobre que é filho do deus do mar, Poseidon, e que todos os lendários deuses da Mitologia Grega existem de verdade e caminham entre nós. Uau! Eu adoro Mitologia Grega. Mas e você? Já ouviu falar? Não? Eu explico.

Percy Jackson & Os Olimpianos é uma coleção de 5 livros escritos por Rick Riordan. Na sequência de leitura, os livros são O Ladrão de Raios, O Mar dos Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Essa série narra a saga de um adolescente que descobre ser um semideus. Ou seja, filho de uma mortal com um deus da Mitologia Grega. No contexto dos livros, todas as aquelas histórias míticas são reais e até o Monte Olimpo existe e ele fica em Nova Iorque!!!

Os antigos Titãs, derrotados no passado por Zeus e seus irmãos, estão tramando para retomar o poder e conquistar o mundo. No centro de tudo, está Percy Jackson, protagonista de uma profecia que diz que quando ele completar 16 anos ele terá que fazer uma escolha...que determinará o destino do mundo!

A série é um achado especialmente pelo fato de contar com a rica Mitologia Grega como pano de fundo. Outro charme da série é a narração em primeira pessoa. O protagonista faz comentários muito engraçados e pertinentes que não levam tão a sério aquele universo fantasioso. Mas nos permite entender seus anseios e temores pelas responsabilidades que carrega.

Acredito que o único porém dessa série é sua inegável semelhança com Harry Potter. Assim como a saga do bruxo de Hogwarts, o protagonista é alguém especial, que não quer ser o herói da história e geralmente é mal compreendido. Seu melhor amigo é engraçado e sua melhor amiga é uma garota intelingente.

Isso sem contar que existe na história um acampamento que treina semideuses. Mais ou menos como uma escola de bruxaria que existe na Escócia, entende?...rs

Mas as semelhanças param por aí. Essa obra merece ser lida mesmo porque é algo descontraído e de fácil leitura. Para os amantes das antigas histórias gregas, achar as referências a diversos mitos e personagens é uma brincadeira a parte. Rick Riordan sabe bem utilizar os típicos elementos de um mito grego. Então, existem jornadas, profecias, paixões e tudo o que torna aqueles antigos contos em algo tão atual. Outro mérito da série é atrais jovens e leitores mais leigos para a Mitologia Grega que sempre será um tesouro da literatura.

Existe até mesmo um filme baseado no primeiro livro que é divertido, mas não é muito empolgante. Chama-se Percy Jackson e O Ladrão de Raios e foi dirigio pelo Chris Columbus, o diretor dos dois primeiros Harry Potter (olha a semelhança ai de novo!).

Ele obviamente adapta o livro e toma certas liberdades criativas. Algumas agregam mais a obra e outras perdem elementos divertidos. Por exemplo, no filme não entraram os 2 personagens mais legais do primeiro livro que são o deus da guerra Ares e sua filha Clarisse, a eterna rival do Percy.

Enfim, fica aqui a dica para uma obra literária muito especial.

Nenhum comentário: