domingo, 14 de agosto de 2011

O evento de literatura fantástica



Estilo steampunk

Neste fim de semana, participei pela primeira vez do Fantasticon 2011. Como já informado por aqui anteriormente, trata-se de um evento voltado exclusivamente para a literatura fantástica e suas vertentes (ou sub-gêneros): fantasia, sobrenatural, steampunk (estilo em que estou na foto acima), ficção cientifica, etc.

Apesar de ter ido como convidado para sessão de autógrafos e (a princípio) com caráter profissional, é impossível não se divertir neste tipo de evento. Isso porque você conhece pessoas divertidas e inteligentes de diversos lugares. Conheci nordestinos, cariocas, a galera do sul, mineiros repletos de idéias e projetos incríveis!

Nesse meio literário fala-se muito em profissionalismo em detrimento de viver de sonhos. Sonhar é uma coisa. Escrever profissionalmente um texto comercial é algo totalmente diferente. Concordo. Em partes. Mas ao participar de um evento como este é muito difícil não falar em sonho.

Você conhece gente de outros estados que gastaram economias inteiras para estar lá. Pessoas que lançaram seu primeiro livro de forma independente porque não encontraram aquela editora certa que lhes desse uma oportunidade de entrar nesse mercado. Você conhece pessoas que estão lá só para pedir um autógrafo e dar um abraço naquele escritor que com suas linhas mágicas as entreteram e as emocionaram de uma forma muito particular.

Além de se divertir, pode participar de palestras, bate-papos e oficinas que só tem a acrescentar ao seu desenvolvimento profissional e (por que não dizer?) pessoal. Afinal, por lá você descobre pessoas fantásticas (esse trocadilho é inevitável) com quem pode debater idéias e iniciar novos projetos (fui convidado para pelo menos uns três!!!).

Enfim, tais pessoas fantásticas compõem um network nervoso sobre o qual eu posso trabalhar. Mas não apenas por interesses profissionais e sim porque é muito bom. Afinal, todo mundo por lá compartilha o mesmo que o meu: fazer o que gosta!

Nenhum comentário: