segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tipos de férias



Foto de um resort de Alagoas


Imagem: http://www.tendenciasemercado.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Salinas-do-Maragogi.jpg


Fim de férias. Bate aquela tristeza pelo fim do tempo livre e ansiedade pelo retorno ao batente. Mas o saldo sempre é positivo. Energia renovada e as boas lembranças do que fizemos. Por isso, temos que fazer valer a pena. Nem que sejam passeios curtos, nada melhor que do que ficar em casa o dia todo de pijama. Isso não são férias.

Nestas minhas férias, eu fiz um passeio diferente. Fiquei pela primeira vez em um resort. Muita gente me perguntou quais as diferenças entre um hotel e um resort, então, vamos explicá-las.

Hotel

O hotel é a hospedagem básica. Em geral, oferece apenas o café da manhã além do quarto para dormir. É ideal quando você vai para uma cidade turística e fica o dia inteiro passeando. Nesse caso, também acho que quanto mais básico o hotel tanto melhor.

Não faz muito sentido pagar por um hotel mais caro (com piscina, sala de ginástica, etc.) se a idéia não é ficar dentro dele. Um dois ou três estrelas já está ótimo.

Uma boa localização é algo sempre bom pra se levar em conta. Se o hotel ficar muito distante dos pontos turísicos que você pretende visitar, você gastará mais com transporte. Mas essa dica vale mais para cidades grandes.

Resort

O resort é um complexo turístico. É como uma colônia de férias tunada. Dentro dele existem diversas opções de lazer justamente porque a idéia não é ficar passeando pra cima e pra baixo. A idéia é curtir o resort e tudo o que ele tem pra te oferecer. Tudo mesmo!

Da praia a piscina. Das quadras de vôlei e futebol aos passeios de caiaque. Da tirolesa ao arvorismo.

Por isso, geralmente, os resorts já oferecem o sistema all inclusive. Ou seja, pensão completa. Café da manhã, almoço, jantar e lanches da tarde e da noite. A idéia é não sair do resort e aproveitar tudo a vontade. Beber, comer e se divertir.

Você pode optar por meia pensão ou só o café da manhã se tiver intenção de comprar passeios. Afinal, irá deixar de aproveitar as refeições já pagas se tiver optador pelo sistema all inclusive.

Obviamente, o resort sai mais caro que o hotel devido a estrutura de lazer que proporciona, mas por outro lado, você não terá que se preocupar com transporte e alimentação enquanto estiver por lá.

Tudo depende da sua intenção nas férias. Uma viagem de aventuras, conhecendo um lugar diferente por dia? A escolha é o hotel. Quer descansar e curtir sol comendo à vontade a hora que quiser? Vá para um resort.

Nenhum comentário: