quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Relação Leitor x Livro



A relação leitor x livro é mágica

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8Tgnhc74B6RppN3XDE59XM1xImWgjMQ2s5p6LMyYc_C-Whke11IYvpQC7X0TF3a-Vi4Vg7yF2wt0NuTIf7t_DIe1mY8Lk42K9nbpFvF1o21koekwt0QhQ3uTwrylkc076o13zzF0CPc4/s400/livro.jpg


Outro dia, eu estava indo trabalhar e me deparei com uma cena interessante: em uma manhã chuvosa, uma moça lia totalmente compenetrada um livro debaixo de um ponto de ônibus enquanto aguardava sua condução. Além da chuva, fazia frio, mas a moça estava alheia a toda aquele tempo ruim por estar absorta em sua leitura.

Um bom livro possui justamente o grande poder de nos tirar da realidade. Quem não mora em São Paulo talvez não entenda o que direi, mas, pra mim, o melhor alivio de enfrentar a Estação da Sé do Metrô paulista às 18h é sacar um bom livro da mochila. Pode até soar uma postura um tanto passiva, conformista... algo como "ah, a realidade está ruim. Então, vou fugir para a ficção". Mas é muito mais do que isso.

E quem já mergulhou em uma boa leitura que o fez esquecer dos problemas cotidianos ou do ambiente em que estava, compreenderá precisamente o que tento descrever nestas poucas linhas.

O livro é um grande amigo. Ele está ali com você sempre que você quiser. Vai com você para todos os lugares. Não precisa de energia para funcionar. E se ele for bom.... ah, se ele for bom, ele não somente te tira da realidade, mas pode até te transformar para que quando você retorne para a realidade encare seus problemas com outros olhos. Enfrente os desafios de formas diferentes.

Outro grande barato da relação livro x leitor é que essa relação sempre será diferente. 100 pessoas podem ler o mesmo livro. Entretanto, cada uma das 100 pessoas terá tido uma relação diferente com ele. Uns gostarão, outros odiarão. Alguns desistirão de lê-lo. Podem achá-lo cansativo, etc. Afinal, ninguém é igual a ninguém.

O mesmo ocorre para uma única pessoa que leia 100 livros diferentes. Cada leitura será única, pois cada livro será lido em um momento diferente da vida desta pessoa. O leitor pode estar triste no dia em que ler um bom livro de comédia que o faça rir. O leitor pode ler um livro triste que o faça se emocionar até mesmo no dia mais feliz de sua vida.

E há até mesmo a relação distinta que ocorre quando lemos o mesmo livro em momentos diferentes da vida. Diversas leituras de um mesmo livro nunca serão iguais umas às outras. Faça o teste. Na segunda leitura, o livro pode lhe parecer melhor do que na primeira. Ou, até mesmo, não ter o mesmo sabor do que da primeira vez. Talvez você o interprete de forma distinta e ele te traga idéias que você não teve anteriormente.

Enfim, a relação leitor x livro é mágica porque depende de poucos ingredientes para acontecer. Sendo que o mais fundamental deles é a pura e simples imaginação do leitor.

Nenhum comentário: