segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Smallville: 1ª Temporada




Smallville narra as aventuras do Superman antes de ser super

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbhLSDwOEp4n5JKY7O6ranG262XRra0Aw5AGzMWY1LDTplL3oMtwfCl1pGNOyf7HEI-lijrJGyq_FfsHiUnVKex2UdZR2lbaQocTcBtDkTRuySyhqhnPXcXW-lKzZbRe3PLbHHJOauvL0I/s1600/smallville1.jpg


“Um homem perfeito que veio do céu e só fez o bem” é uma definição do escritor britânico Alan Moore para um dos maiores ícones da cultura pop: o Superman. Embora curta, a frase carrega diversos elementos da mitologia do personagem. O homem de aço é o último sobrevivente de uma raça alienígena muito mais avançada que a nossa e dono de incríveis habilidades devido à exposição ao nosso Sol amarelo. Ele caminha entre nós como o tímida e atrapalhado repórter Clark Kent, possui um romance com a jornalista Lois Lane e, em sua cruzada para proteger seu mundo adotivo de um fim trágico como o de seu planeta natal, enfrenta adversários como o ambicioso Lex Luthor.

Mas houve um tempo em que Clark nem fazia idéia da lenda que um dia se tornaria e passava os dias como um adolescente tentando levar uma vida normal e convivendo com mudanças bem mais complexas do que a puberdade como uma força e velocidade sobre humanas. Esse período é resgatado na série de TV Smallville.

A série começa quando Clark descobre que é um alienígena que chegou a Terra em uma nave espacial durante uma estranha chuva de meteoros que caiu sobre a pacata cidade de Smallville há 12 anos. Ele foi encontrado e criado pelos Kent, um casal que não pode ter filhos. Rígidos, porém amáveis, Jonathan e Marta criaram um filho bom, humilde e responsável no cuidado ao usar seus poderes.

Mas Clark não pensa em lutar pela verdade ou justiça. Ele esconde seu segredo para não ser visto como aberração, possui uma forte amizade com o rico Lex Luthor, que busca sair da sombra de seu distante pai Lionel, e nutre uma grande paixão por Lana Lang, uma garota que perdeu os pais durante a trágica chuva de meteoros.

O jovem Kent descobre, no entanto, que a chuva de meteoros que encobriu sua chegada ao nosso planeta trouxe conseqüência para Smallville, mesmo que elas não sejam facilmente perceptíveis. A pior delas sem dúvida são os “esquisitos”, pessoas que adquiriram algum tipo de poder devido a exposição às pedras verdes dos meteoros que, Clark descobriria mais tarde, são sua principal fraqueza.




Clark e Lex: uma amizade conturbada

Imagem: http://comicattack.net/wp-content/uploads/2010/10/Smallville-101-1.jpg


Esses “esquisitos” são a grande interrogação da série. Enquanto alguns rendem bons roteiros, outros produzem histórias ridículas. São os casos da garota que ao preparar um shake com plantas adubadas com pedras de meteoro consegue emagrecer, porém torna-se uma sugadora de gordura; ou dos vendedores medíocres que, após serem expostos a chuva de meteoros, adquirem o conveniente poder de persuadir qualquer pessoa a fazer o que quiserem com um inocente aperto de mãos.

A série poderia se reduzir a pergunta: “qual o monstro desta semana?” Obviamente, um excelente pretexto para gerar desafios a altura dos poderes de Clark, estes “esquisitos” não são o alicerce da série. Alguns dos melhores episódios são justamente aqueles em que não há personagens deste naipe. Um dos mais interessantes, sem dúvida, é o “Mau caráter”, quando um policial corrupto descobre as habilidades de Clark e resolve utilizá-las em proveito próprio, caso contrário contaria ao mundo seu segredo.

Essa primeira temporada apresenta o contraponto entre as diferentes relações entre pai e filho representadas pela amável de Jonathan e Clark e da fria entre Lionel e Lex; aborda o quarteto amoroso entre Whitney (namorado de Lana), Lana, Clark e Chlo Sullivan (editora do “A Tocha”, o jornal da escola) e pincela questões que provavelmente serão retomadas em temporadas futuras como o mistério em torno da adoção de Clark pelos Kent, a verdade sobre a herança alienígena do jovem Kent, os segredos da adolescência rebelde de Lex, entre outros assuntos.

Com exceção dos episódios que não fazem a história principal andar, esta primeira temporada é bem objetiva em seu propósito: oferecer ao público uma série de aventura e ficção com muito romance que promete diversão e grandes emoções. Como não poderia deixar de ser, o último episódio deixa diversas dúvidas no ar quando um jornalista contratado por Lex investiga os Kent e descobre os poderes de Clark; uma briga entre Lex e Lionel que pode acabar em morte e, na mais heróica cena de toda a temporada, quando um furacão surge repentinamente em Smallville, Clark corre em direção ao gigantesco tubo de vento para salvar a vida de sua amada Lana.

É difícil explicar o sucesso da série. Logicamente, o fato de a série se apoiar na mitologia do Super conta pontos, mas não trata-se apenas disso. Conhecemos o fim da história, portanto o que interessa aqui é o seu desenrolar. Talvez, o grande segredo de Smallville seja seu alicerce: seus personagens reais. A série conta a saga de dois jovens talentosos de nossos tempos. Dois amigos que se tornarão inimigos terríveis. O que levou ambos a trilharem caminhos tão diferentes para alcançarem destinos tão distintos? Para saber, só ficando ligado em Smallville. A diversão da série é revelar o homem por trás do mito.

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

Nenhum comentário: