segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Smallville: 2ª Temporada



O elenco principal do seriado durante o segundo ano

Imagem: http://www.supermanhomepage.com/images/smallville/season2-fullcast.jpg


Prosseguindo com as aventuras do jovem Superman antes de ser super, a segunda temporada de Smallville é bem superior a temporada original quando os “esquisitos” – personagens que adquiriam algum tipo de poder devido a exposição da kriptonita – tornam-se cada vez mais raros e a série se aprofunda ainda mais na mitologia do personagem contanto a origem alienígena de Clark Kent (Tom Welling), o que soluciona questões levantadas na temporada anterior e levanta outras que renderão “pano para manga” em temporadas futuras.

Neste novo ano, Clark desenvolve seu “poder Bombril”, ou seja, a visão de calor que possui 1001 utilidades. Chloe Sullivan (Alisson Mack) e Lionel Luthor (John Glover), os melhores personagens da série, ganham mais espaço e ambos acabarão selando uma estranha aliança que pode gerar terríveis problemas para Clark no futuro. Os pais do jovem homem de aço, Jonathan (John Schneider) e Marta Kent (Anette O’ Toole), são extremamente carinhosos e atenciosos com seu filho adotivo nos fazendo entender porque esse alienígena é muito mais humano que muito ser humano por aí.

Para contar a origem de Kal-el, a nave que o trouxe a Terra torna-se um personagem da série. A confusão toda já começa no início da temporada quando o furacão que surpreende Smallville ao fim do primeiro ano joga a nave de Clark no meio de um milharal que será descoberta por Pete Ross (Sam Jones III), o melhor amigo de Clark, que forçará nosso camarada de outro planeta a revelar seu segredo ao amigo para evitar encrenca a seus pais e a ele mesmo.

Diferente da temporada anterior que mostrava um Clark todo certinho, esta temporada põe tudo em xeque quando inclui na história outro elemento da mitologia do super, a kriptonita vermelha que, como uma droga, o afeta psicologicamente e torna um rapaz rebelde. O problema é que este adolescente rebelde pode se mover na velocidade do som, levantar um trator com as mãos e enxergar através das paredes.

A descoberta das origens de Clark caminham a passos lentos. Os momentos mais importantes são quando ele descobre as cavernas Kawatche, cujas pinturas nas paredes não são semelhantes a nada conhecido....neste planeta. As cavernas deixam Lex (Michael Rosenbaum) obcecado com o conhecimento que pode adquirir se descobrir como ler os estranhos símbolos das paredes. O interesse do futuro arquiinimigo do Superman sobre as cavernas Kawatche o instigam a contratar os serviços de um simbologista, o Dr. “o dia está chegando” Walden, que não apenas descobrirá como ler os estranhos símbolos das cavernas como adquirirá o estranho poder de emanar energia pelas mãos e tentará matar Clark Kent antes de ele dominar o mundo(!?).



Clark e Chloe: apenas amizade?

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu9yV7s3ZM5aqr5g6Sh6tC9MN1VQMfYsXZY06DR5RCM9p-fg4ZH6Ozz9IQkwUEYJoEH4A0Ey_R3R9jj9i00ICXraN2hWkE4cVyPLH4tEGcV00L1ayJ8kWfxXqE8qXe3gxKekbysdB8CbWw/s1600/smallville-clark-chloe.jpg


Clark, finalmente descobre que é um habitante do extinto planeta Krypton no mítico episódio "Respostas" que conta com a participação super especial de Christopher Reeve, o Superman do cinema. Em Smallville, Reeve faz o papel do Dr. Virgil Swann, um bilionário que passa a vida tentando encontrar vida alienígena e descobriu um código matemático que lhe permite ler os símbolos kriptonianos. O capítulo tem metaforicamente o ato de uma passagem da tocha entre gerações.

Enfim, Kal-el descobre seu verdadeiro nome, seu planeta de origem, mas também toma o conhecimento de que está sozinho no universo e que possa ter sido mandado para a Terra com o objetivo de conquistar e dominar o nosso planeta.

Clark finalmente se entende com seu grande amor Lana Lang (Kristin Kreuk) e o casal chega ao mais próximo do que poderiam chamar de namoro. Mas a vida de alguém destinado a algo tão grandioso é muito complicado. E quando seu passado, na forma da nave espacial que o trouxe a Terra, fala com a voz de seu pai biológico Jor-el dizendo que é chegada a hora de percorrer seu caminho, Clark luta contra isso destruindo a nave. Porém, este ato provoca a perda do bebê que sua mãe estava esperando e o sentimento de culpa o consome de tal forma que o jovem super, numa atitude totalmente inversa ao fim da temporada anterior, coloca um anel de kriptonita vermelha no dedo e foge de seus problemas.

Esta temporada também é marcada por uma evolução dos efeitos visuais tão importantes a série. O auge destes efeitos acontece em Acelerado, episódio que mostra uma cena em que vemos o mundo pelos olhos de Clark e nos movemos sob uma chuva em supervelocidade vendo os pingos caindo em câmera lenta quando o jovem homem de aço percorre uma menina que pode ser um fantasma.

Os extras dos DVDs desta temporada também são bem superiores aos do Box da temporada original. Além de cenas cortadas, há erros de gravação e dois documentários bem interessantes: Chistopher Reeve – O Homem de Aço e Mais rápido que uma bala – Os efeitos visuais de Smallville.

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

Um comentário:

annah yu disse...

OI eu sou a Luana Minha Priminha Danny de 5 anos quer muito casar com o Clark...ela Diz que ele e muito Lindo E gato!