segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Clã das Adagas Voadoras



Um dos cartazes da produção

Imagem: http://www.programatrocandoemmiudos.com.br/arquivosimagem/000095.JPG


Eu adorei Herói. Por isso, quando escrevi sobre o filme para o RR, uma das dicas do “Direto ao ponto” dada aos leitores era se atentarem para o longa-metragem seguinte do diretor Zhang Yimou: O Clã das Adagas Voadoras. Eu ousei um pouco e até disse que a obra tinha qualidades para desbancar Herói. Em uma das participações mais interessantes que já aconteceram por aqui, um leitor manifestou-se indignado, afirmando que O Clã era bom e possuía um final interessante, porém Herói era uma obra-prima irretocável.

Após assistir a ambos os filmes tenho apenas uma coisa a declarar: jamais deveria ter feito tal comparação.

Não há termo de comparação entre um filme e outro, pois tratam-se de obras que buscam objetivos bem distintos. Enquanto uma é mais épica, a outra é mais intimista. A semelhança está na direção firme de Zhang Yimou que focaliza metas bem ambiciosas. Algumas destas metas são atingidas e outras até ultrapassadas.

O Clã das Adagas Voadoras leva o espectador até o ano de 859, quando a dinastia vigente na China, antes próspera, entra em decadência, sem poder para conter as diversas insurreições contra o governo. O Clã das Adagas Voadoras é o nome do grupo de rebeldes mais conhecido, ativo e temido do momento histórico em que a história se desenrola.



A fotografia é impressionante

Imagem: http://www.alexmaron.com.br/radarpop/fotos/heroi01.jpg


Dois policiais da guarda oficial formulam um plano para capturar o novo líder do clã: seduzir a cega rebelde Mei (Zhang Ziyi) para que ela os leve involuntariamente até o covil do famoso grupo. Só que eles não contavam que poderiam se apaixonar por ela.

A trama explora as conseqüências da mescla de sentimentos e ideologias fortes. Até onde uma pessoa pode ir quando ama? O que essa pessoa faz quando seu sentimento não é correspondido? Ela seria capaz de matar seu amante em prol da causa pela qual luta? Estas são algumas das situações em que os personagens são postos.

Assim como Herói, Yimou parece buscar um equilíbrio constante entre arte e ação. Não bastasse uma trama com personagens e atuações poderosíssimas, reviravoltas mirabolantes e um final a altura, a fotografia é deslumbrante e a música pontua e fortifica os momentos mais sensíveis do filme. Detalhe especial para os efeitos sonoros que ganham tensão durante as cenas de ação para nos transmitir a sensação do que a cega Mei vive durante uma luta.

As adagas demoram para aparecer durante o filme, mas quando alçam vôo, sai de baixo! As tomadas que seguem as adagas no ar e o uso que os artistas marciais fazem delas é um espetáculo à parte.

Particularmente, ainda prefiro Herói e sua narrativa entrecortada, porém não seria justo afirmar que uma obra é melhor que a outra. Se tivesse de optar por uma ou outra, não faria escolha alguma, ficaria com ambas.

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

Um comentário:

Unknown disse...

Não consigolocar ou comprar Herói,a obra prima,no Brasil. Dica? Obrigada !