quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Criatividade

Aqui eu começo uma série de posts sobre o ato de escrever. E qual seria o melhor ponto de partida do que a origem de todas as idéias? Sim, é isso mesmo que você está pensando: vamos falar sobre a criatividade.

Conheço muita gente que pensa na criatividade como um dom que somente algumas pessoas possuem. Mas não é nada disso. A criatividade nada mais é do que uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer um. Independente de credo, raça, origens, status social, etc. É uma habilidade humana que algumas pessoas buscam desenvolver e outras não.

Então, como podemos desenvolver a criatividade? Basta se "abrir" para o mundo ao seu redor. Se deixar conhecer e ser conhecido. Observar as pessoas e coisas que acontecem em volta de nós. Viver experiências diferentes. Adquirir conhecimentos diversos. Ler, conversar, assistir a diversos filmes.

Toda essa bagagem que acumulamos resultará na inspiração para criarmos o que quisermos. Somos limitados somente pelo tamanho de nossa imaginação. Li outro dia uma metáfora muito bem sacada do autor Luis Carlos Moreno publicada no site Profissão Mestre que replico abaixo:

"A inspiração, o “click”, é o resultado final de muita leitura, observação e análise. É o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Mas para que esta gaveta se abra, o arquivo tem de ser abastecido. "

Acredito que ilustra muito bem o que foi dito até aqui. O arquivo é nosso cérebro. Precisa ser abastecido continuamente para a gaveta se abrir com uma grande idéia, ou seja, a inspiração. Inspiração esta que resultará em um projeto diferenciado de qualquer tipo. Desde um trabalho acadêmico até mesmo uma obra de arte.

Independente da área de atuação que você siga (humanas, exatas ou biológicas), tenho certeza que abastecer o arquivo é algo fundamental para crescermos como seres humanos. Desta forma, nos tornamos mais tolerantes, compreensíveis, observadores, críticos e assim por diante.

Enfim, procurar estimular a criatividade não é uma preocupação exclusiva de alguém que queria tornar-se escritor. É algo que deve ser buscado por todos. Afinal, quanto mais criativos formos, melhor nos sairemos nos mais diversos âmbitos de nossas vidas.

Um comentário:

Kenner Eduardo disse...

Olá Bro!!

Parabéns! O blog ficou massa.

E realmente acredito nisso, quanto mais conhecimento vc possuir, mais fácil será para criar!!



Bj





Até mais