terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nomes curiosos

Recebi diversos contatos e conversei com algumas pessoas que acharam curiosos os nomes dos personagens que aparecem na sinopse divulgada. Kiara, Lucius e Elemiah.

Sem estragar surpresas, somam-se a estes, outros nomes igualmente singulares dos demais personagens tais como: Tácita, Laureon, Feron, Archibald, Kalinka e por aí vai...(rs).

De onde tiro essa coleção de nomes diferentes? Simples. Eu mesmo tenho um nome raro: Khêder. Desde sempre eu gosto de colecionar tais palavras inusitadas. Quando vejo um nome peculiar, eu o anoto ou guardo na mente. Com a produção desta obra, encontrei a oportunidade ideal para usar boa parte de meu acervo.

Acompanhe meu raciocínio: a história de Kiara se passa em um mundo mítico chamado Myruna. Esses personagens não vivem no Brasil, por exemplo. Logo, não posso dar aos personagens que habitam esse lugar os nomes de José, Maria, Pedro, Carlos, etc. Se eu fizesse isso, estaria fugindo de um contexto que tentei propor.

Por isso, eu precisava de algo diferente. E assim o fiz. Não existe uma regra para nomear tais personagens. E nem todos os nomes têm a mesma origem de localidade. Portanto, há nomes de origem européia, oriental, africana, variações de nomes brasileiros e até neologismos (palavras inventadas).

O importante era que esse novo mundo apresentasse nomes diferentes, mas não impronunciáveis para nós. Não tem cabimento eu nomear um personagem com uma palavra que só tem consoantes, por exemplo.

A nomeação dos personagens foi uma brincadeira a parte pra mim. Alguns nomes escondem significados interessantes e outros (especialmente os sobrenomes) remetem a alguma característica específica do personagem que batiza.

Enfim, faz tudo parte da diversão. Quando o livro for publicado, acho que essa questão dos nomes renderá bons debates.

Nenhum comentário: