quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Raciocínio Rápido



Anne Hellene e Khêder Henrique

Ontem, falei por aqui sobre o Skoob e a oportunidade perfeita que essa rede social me proporciona de colocar no ar novamente antigas resenhas de livros que originalmente foram escritas para um antigo site meu chamado Raciocínio Rápido.

Reli alguns textos publicados no RR (como era carinhosamente conhecido) e acredito que alguns são passíveis de serem reapresentados através deste blog. Portanto, antes de republicar tais textos, acho pertinente responder a questão do momento: O que é o RR?

O weblog Raciocínio Rápido foi criado em março de 2004 pelo, então, estudante de Jornalismo Khêder Henrique como um trabalho acadêmico para uma disciplina de sua faculdade. Logo, o trabalho tornou-se diversão para o autor e um ponto de encontro para todos aqueles que gostam de cinema, quadrinhos, literatura e comportamento.

Mantida no servidor do UOL Blog, a página adquiriu uma importância inesperada ao ser indicado um dos blogs mais legais do UOL. Essa grande visibilidade rendeu um aumento exponencial ao número de acessos da pagina chegando a atingir o ápice de mais de 1000 acessos em um único dia!

Em menos de um ano, o RR recebeu mais de 14.000 acessos, mais de 500 comentários e uma média de aprovação (numa escala de 0 a 10) de 9 pontos.

Quando completou um ano, o blog virou site com um template (visual) totalmente novo e até com um endereço próprio. O blog que virou site completou 2 anos de vida, mas foi descontinuado em março de 2006 por falta de tempo por parte do autor para suas atualizações.

Sem dúvida, um dos meus trabalhos acadêmicos de que mais me orgulho. Nunca o utilizei profissionalmente visando retorno financeiro. Eu o produzia simplesmente pela diversão.

Quando o RR virou site, eu ganhei até uma estagiária fictícia chamada Anne Hellene. Muito divertida por sinal. As fichas contando a trajetória completa do blog, depois site, as fichas com o perfil da Anne e meu, bem como os seguidos templates desse trabalho serão republicados no meu vindouro site (que deve ser lançado em novembro).

Nenhum comentário: