Imagem: http://revistagames.files.wordpress.com/2010/08/grandia.jpg
Dando sequência a série de posts sobre obras que influenciaram a criação do universo de A Aprendiza de Elementar, eu não posso deixar de citar Grandia, o melhor jogo de RPG que eu já joguei na minha vida!
O RPG (role playing game ou, em português, jogo de interpretação de personagens) para video games é um estilo de jogo com características muito próprias do gênero. Em geral, são jogos longos com horas de duração (Grandia tem 2 CDs!), a possiblidade de jogar com vários personagens ao mesmo tempo e a necessidade de envolver-se em muitas lutas para evoluir as habilidades de lutas e magias dos distintos personagens que fazem parte do seu grupo de aventureiros.
É comum também um grande enredo (como muitos diálogos) que quase sempre envolve uma jornada pelo mundo apresentado no jogo. Dessa forma, os personagens jogáveis são devidamente apresentados e é mostrada a forma como eles passam a integrar sua equipe. Por exemplo, você começa o jogo com um aventureiro que cruza com um espadachim, vocês podem brigar, mas descobrem que possuem um objetivo em comum. Então, se unem e o novo personagem passa a ser controlado pelo jogador.
Existem muitos jogos desse gênero. Porém, são poucos os que mesclam tão bem todos os elementos presentes nesse tipo de game. Alguns pecam na jogabilidade, outros no enredo, ainda há aqueles com personagens sem carisma algum e até mesmo os que apresentam gráficos ruins e músicas enjoativas.
O que não ocorre com Grandia em nenhum aspecto! As músicas são bonitas (inclusive as músicas de fundo diferentes em cada CD, como se cada CD fosse uma temporada diferente de um desenho animado!) e as vinhetas das batalhas são empolgantes. Os personagens são cativantes e ao longo do jogo descobrimos quais as melhores habilidades para desenvolver para cada um. A trama é divertida e muitos elementos lembram bons animês (desenhos animados japoneses).
A trama gira em torno de um garoto de 14 anos chamado Justin que sonha em embarcar em uma grande aventura. Ele adora se aventurar com sua amiga de infância Sue pela sua cidade natal, Palm. Inclusive, a primeira fase do jogo é justamente uma brincadeira: a missão é encontrar uma espada de madeira. Tudo para aprender a jogabilidade do jogo.
Não demora para Justin e Sue, durante suas andanças pelas redondezas, descobrirem em uma antiga ruína o pedido de socorro de uma misteriosa mulher para atravessarem o oceano até outro continente para derrotarem um antigo mal. Ou seja, o grande sonho de Justin está prester a se concretizar, pois ele decide embarcar na aventura da sua vida! Apesar de simples, a sinopse é apenas a ponta do iceberg para uma jornada misteriosa recheada de reviravoltas. De fato, um jogo para ser descoberto.
Durante suas viagens, Justin enfrenta de tudo, desde o ataque de um navio fantasma a embarcação que o está levando para o outro continente até salvar uma amiga de um casamento forçado! Ao longo do jogo, novos personagens se unem a ele na vindoura batalha para salvar o mundo.
O enredo é tão envolvente que os momentos em que temos que dizer adeus a algum personagem são muito tristes. Isso também porque os personagens são muito bem construídos (o que se deve em grande parte ao excelente trabalho dos dubladores) e suas personalidades se refletem na forma como lutam e como reagem a diferentes acontecimentos. O que também os tornam bem distintos dos demais. Você nunca vai supor que a Sue fará algo da mesma forma que o Justin.
É possível jogar com até 4 personagens ao mesmo tempo. O que dá uma dinâmica incrível aos modos de batalha. E, diferente de outros jogos, em Grandia você pode optar por entrar em uma briga ou não, pois nós enxergamos os inimigos pelo mapa do jogo. Porém, quanto mais lutas se envolver, mais experientes em batalhas seus personagens se tornarão. E se você tentar escapar de um inimigo sem sucesso, quando o modo de batalha se iniciar, os primeiros ataques serão dados pelos inimigos já que eles te surpreenderam pelas costas!
Enfim, é um jogo formidável que levou quase 3 anos para ser produzido pela Game Arts. Foi lançado pela primeira vez em 1997 para Sega Saturn e posteriormente para Playstation em 1999. O sucesso do game rendeu sequências para outros consoles. Porém, com tramas e personagens novos.
Saiba mais sobre Grandia: http://ga.black-rabite.net/grandia/index.html
Um comentário:
nunca joguei, mas parece ser muito legal :D
Postar um comentário