Ainda falando sobre minhas influências, hoje vou falar sobre Yoshiyuki Sadamoto, um autor de mangás (quadrinhos japoneses) que desenha muito e criou uma das séries mais legais dos últimos anos: Neon Genesis Evangelion. Confira comigo no replay.
Esta série é publicada originalmente na revista Shonen Ace desde fevereiro de 1995. Ela é escrita e desenhada por Yoshiyuki Sadamoto. O mangá nos conta que, no ano 2000, um imenso meteoro chocou-se contra o círculo polar ártico. O incidente é chamado de “O Segundo Impacto”, a maior catástrofe já presenciada pela raça humana. Isso afetou o ecossistema do planeta e metade da população mundial foi dizimada pelas conseqüências da tragédia. Após 15 anos, a humanidade está se recuperando, porém, seres conhecidos como “anjos” começam a atacar a cidade de Tokyo-3. Para combatê-los, são criados ciborgues humanóides que só podem ser pilotados por crianças. Portanto, a salvação da humanidade, está nas mãos destes jovens.
Muito mais do uma história que traz batalhas entre monstros e robôs gigantes, o mangá apresenta uma trama com uma carga dramática nunca antes vista em outras histórias. Os personagens são extremamente complexos e surpreendentemente reais. O protagonista, Shinji Ikari, é um garoto comum de 14 anos que se isolou do contato com outras pessoas desde que seu pai o deixou na casa de seus tios quando tinha apenas 4 anos. Uma década depois, Gendou Ikari, pai de Shinji, o convoca para pilotar o Eva e livrar Tokyo-3 de mais um anjo.
Shinji é a segunda criança. A primeira é a inexpressiva Rei Ayanami, talvez, a mais interessante personagem da série, pois, justamente por sua inabilidade em demonstrar suas emoções nos faz valorizar tanto os sentimentos das pessoas e demais personagens. A terceira criança é a explosiva Asuka Langley, uma garota super inteligente que formou-se na faculdade com apenas 14 anos de idade. Porém, abaixo desta aparente perfeição encontra-se uma garota frágil e cheia de temores.
Asuka, Shinji e Rei
Imagem: http://f00.inventorspot.com/images/evangelion1.jpg
Imagem: http://f00.inventorspot.com/images/evangelion1.jpg
Eu poderia ficar falando de cada personagem e toda a aura de realidade e mistério que envolve cada um deles, mas isto tomaria tempo demais. É preferível falar da série como um todo. Neon Genesis Evangelion é uma ficção científica com pitadas de ação, drama e muito suspense, onde as informações nos são fornecidas a conta gotas e muitas delas são ambíguas ou revelam-se inverdades mais adiante.
A sinopse de que um meteoro caiu na Terra, por exemplo, é a história oficial, a que todos pensam ser real. Se isso é verdade ou não, só o tempo dirá. Infelizmente, a história ainda não chegou ao fim nem no Japão. E nós, brasileiros, somos obrigados a aguardar. O grande problema é que a edição brasileira alcançou a original. Como Sadamoto está desenvolvendo a série num ritmo bem peculiar (ele está lançando um volume por ano; um volume japonês corresponde a duas edições brasileiras), não há previsão de quando a série irá se encerrar.
Mas a espera é dura. Ainda mais sabendo que o anime já acabou e que as histórias do desenho e quadrinhos caminham para rumos bem distintos. O mais irritante é que sabemos que a história só continuará daqui a alguns meses. Apesar deste incomum contratempo para uma publicação em quadrinhos, vale a pena correr atrás das edições anteriores e mergulhar nesta aventura.
Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.
Um comentário:
Adoro Evangelion, sempre fui muito fá de animações japonesas, pois elas sempre estão intrligadas a filosofia. Muito bom relembrar. Queria poder assistir novamente.
Postar um comentário