quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As Brumas de Avalon



Morgana e a Excalibur

Imagem: http://www.esoterikpark.de/avalon.jpg

Por falta de tempo, atenção ou até mesmo vontade deixamos para depois o contato com alguma obra. Seja um filme ou livro recomendados por amigos. Esse foi o caso de As Brumas de Avalon, da autora Marion Zimmer Bradley, que eu infelizmente posterguei sua leitura por anos. Grande erro da minha parte.

As Brumas de Avalon é uma quatrilogia que retrata a saga do Rei Arthur de uma forma inovadora: sob o ponto de vista das mulheres que fizeram parte da vida do lendário rei. Desta forma, o próprio Arthur é um personagem coadjuvante em sua saga.

Assim, Morgana, a irmã de Arthur, é quem protagoniza a série literária. Ela é uma feiticeira da ilha de Avalon atormentada por visões que a assombram desde a infância. Avalon é uma ilha mítica onde surgiu uma milenar religião pagã que é posta em xeque com o avanço do cristianismo por toda a Bretanha. Viviane, a líder de Avalon, tutora de Morgana e a personagem mais impressionante de toda a saga, mostra-se capaz de absolutamente tudo para salvar a religião de Avalon do esquecimento. Até mesmo utilizar os mais insuspeitos subterfúgios para manipular os demais personagens a agirem como ela deseja.

Mas também somos apresentados às vozes de Igraine, mãe do rei; Guinevere, sua esposa; Morgause, sua ambicio tia, o que torna toda a história ainda mais rica e complexa. Cada uma delas possui seus próprios interesses e formas diferentes de envolver Arthur para que este atenda a seus caprichos.

Mais do que uma novela, Marion dá voz as mulheres tão reprimidas em toda a história da humanidade. Com sua forma de narração ela consegue nos brindar com toda a complexidade que envolve os atos femininos retratados na obra. E, além narrar as intrigas e conspirações que maculam Camelot, Marion também retrata com muita habilidade os panos de fundos religiosos e políticos que dão ainda mais vitalidade e veracidade ao seu enredo.



Imagem da versão televisiva da obra

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSoK5dGm55GtME4zPZPD-Py9NMASuu8YoY7RPnYqb0YXDpQ5Brm1HDVYcYPEyxcDv5Dz7wwpEpyfdGhOKcX_1s1ulxLFdAqc3X8FMNLF0CsddyhdYzlzsC9_0DKiUln0xo-4gMWmUZgP0/s1600/As+brumas+de+avalon+pic+2.jpg


Ela estabelece um contexto em que não há certo e errado, mas apenas visões diferentes sobre a vida. Devido às maquinações de Viviane, a Senhora do Lago, Arthur é levado ao trono apoiado por Avalon. Entretanto, o rei se casa com uma fervorosa católica, Guinevere, que insiste em instituir o catolicismo como a religião oficial da Bretanha e banir os rituais pagãos da religião de Avalon que Arthur jurou resguardar.

São tantos meandros e personagens interessantes e bem explorados que fica até mesmo complicado escrever uma resenha sobre o assunto. As temáticas também são diversas, há desde paixões proibidas (segundo preceitos católicos), passando por ousadas cenas de sexo, até abordagens do homossexualismo (que não é condenado pela religião de Avalon).

Por sua grandiosidade e riqueza de detalhes para nos fazer mergular em um universo de magias e feitos grandiosos totalmente instigado por paixões e crenças pessoais, fica aqui o meu convite para você também conhecer esta maravilhosa obra.

As Brumas de Avalon também possui uma versão televisiva (na verdade, um filme para tv que você encontra em uma versão de mais de 3 horas de duração em DVD) que obviamente não possui o mesmo charme da versão em papel. Mas que, por outro lado, nos apresenta atuações competentes e uma trilha sonora arrebatadora.

6 comentários:

Nine Stecanella disse...

Já comprei essa coleção faz um tempo. Pretendo ler nas férias, mas também tô adiando essa leitura. Mas depois dessa resenha, acho que vou passar ele na frente. Por curiosidade.

Passe lá pelo meu blog. Siga, comente e participe.
http://janinestecanella.blogspot.com/

Nine

Rogger disse...

MAGNIFÍCO, ESSA OBRA É HISTÓRICA MEREÇIA UMA ADPTAÇÃO DIGNA DO SENHOR DOS ANEIS, ESTOU LENDO, JA LI MAS É TÃO COMPLEXA QUE EU NÃO TINHA ENTENDIDO TUDO, AGORA ESTOU MAIS MADURO PARA ELA, ESPERO QUE AINDA SEJA RECONHEÇIDA COMO DEVERIA!!!!!

Emanuela disse...

Terminei de ler a saga faz umas semanas. MUITO BOM!

Parabéns pelo blog.

;)

Carla Luz disse...

Eu também fui uma que releguei a leitura para depois, mas agora resolvei ir firme! Já estou no segundo livro e estou adorando! A história é maravilhosa mesmo!
Coloquei o seu post como referência no meu post sobre o primeiro livro, ok? Espero que não se importe...

Abraços

Haru Yume-san disse...

É verdade, prolonguei por muito tempo o começo da leitura do livro, mas quando comecei me vi tão envolvida com os fatos, o contexto em si e as diferentes formas de pensamento que não pude largar o livro enquanto não o terminava.

Já estou no terceiro e, estou extremamente ansiosa para ver como tudo irá acabar´[pretendo qualquer hora destas alugar o dvd, mas aposto que não me agradará muito, afinal já sei a história e os livros são muito mais interessantes.]

vendo apto disse...

Para os que gostaram da coleção da Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, recomendo outro livro maravilhoso: O Incêndio de Tróia. Ele consegue em um único volume a mesma magia de As Brumas de Avalon, e narra a história da queda de Tróia pelo olhar de Kassandra, princesa de Tróia, sacerdotisa incompreendida desde a infância por suas visões.
Li este livro aos 14 anos, fiquei fã de Marion Zimmer, busquei outros títulos de sua autoria, li As Brumas de Avalon (me apaixonei, é claro), mas de todos que li, inclusive os ficção científica da série Darkover, O Incêndio de Tróia é o melhor!

Para quem é fã de As Brumas de Avalon, saibam que existem diversos outros livros que complementam a saga, escritos depois de As Brumas, mas que contam as histórias desde "A queda de Atlântida" até "As Brumas de Avalon":

*A Queda da Atlântida:
1 Teia de Trevas

(Reencarnações passadas de Uther e Igraine, são o casal de sacerdotes que protegem Atlântida e a governam. Daí as recordações de Igraine e Uther dos braceletes em forma de serpentes, descritos no volume 1 de As Brumas de Avalon)
2 Teia de Luz

* Os Ancestrais de Avalon

* Os Corvos de Avalon (ainda não lançado aqui no Brasil)

* A Casa da Floresta

* A Senhora de Avalon: até a segunda história;

* A Sacedotisa de Avalon

* A Senhora de Avalon: a terceira história;

* As Brumas de Avalon:

1.A Senhora de Avalon
2.A Grande Rainha
3.O Gamos Rei
4.O Prisioneiro da Árvore

Vale a pena ter a coleção!!!!!
Grazielle Sarti