segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Jornada do Herói



Capa do livro O Herói de Mil Faces

Imagem: http://nalu.blog.br/imagens/livros/heroidemilfacesp.jpg


Sabe quando te perguntam sobre um livro inesquecível que você já leu? Quando isso acontece comigo, sempre vem a minha mente O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Não se trata de um romance, mas de um estudo incrível que mudou minha forma de ver, ler e me relacionar com obras de fantasia que sempre gostei de ler e leria mais tarde. Também foi uma forte influência na produção de A Aprendiza de Elementar.

Abaixo eu explico o porquê dessa minha "adoração" toda utilizando alguns trechos que um antigo trabalho que elaborei para minha faculdade de Jornalismo.

O estudioso em mitologias Joseph Campbell acredita que exista um padrão que permeia toda obra fantasiosa de diferentes culturas. Não importa a origem da história, ela apresenta muito mais semelhanças do que diferenças, nos indicando que todas essas jornadas mitológicas nos remetem às mesmas informações. Ele até utiliza uma expressão dos antigos Vedas: "A verdade é uma só; os sábios se referem a ela por vários nomes."

Em seu livro, O Herói de Mil Faces, Campbell apresenta um estudo grandioso a respeito da jornada do herói mitológico. Ele até esquematiza um padrão para essas aventuras que aparecem em diversas religiões e mitologias. Essas semelhanças estão presentes nas histórias de líderes religiosos como Jesus e Buda e heróis mitológicos como Teseu, Prometeu e vários outros.

Segundo Joseph Campbell, a jornada do herói mitológico pode ser resumida da seguinte maneira:

"O herói mitológico, saindo de sua cabana ou castelo cotidianos, é atraído, levado ou se dirige voluntariamente para o limiar da aventura. Ali, encontra uma presença sombria que guarda a passagem. O herói pode derrotar essa força, assim como pode fazer um acordo com ela, e penetrar com a vida no reino das trevas (batalha com o irmão, batalha com o dragão; oferenda, encantamento).

Além do limiar, então, o herói inicia uma jornada por um mundo de forças desconhecidas e, não obstante, estranhamente íntimas, algumas das quais o ameaçam fortemente (provas), ao passo que outras lhe oferecem uma ajuda mágica (auxiliares). Quando chega ao nadir da jornada mitológica, o herói passa pela suprema aprovação e obtém sua recompensa. Seu triunfo pode ser representado pela união sexual com a deusa-mãe (casamento sagrado), pelo reconhecimento por parte do pai criador (sintonia com o pai), pela sua própria divinização (apoteose) ou, mais uma vez - se as forças se tiverem mantido hostis a ele -, pelo roubo, por parte do herói, da benção que ele foi buscar (rapto da noiva, roubo do fogo); intrinsecamente, trata-se de uma expansão da consciência e, por conseguinte, do ser (iluminação, transfiguração, libertação).

O trabalho final é o do retorno. Se as forças abençoarem o herói, ele retorna sob sua proteção (emissário); se não for esse o caso, ele empreende uma fuga e é perseguido (fuga de transformação, fuga de obstáculos). No limiar de retorno, as forças transcendentais devem ficar para trás; o herói reemerge do reino do terror (retorno, ressurreição). A benção que trás consigo restaura o mundo (elixir)".






O autor Joseph Campbell

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizbycf_JGrPF5Eibi2sBnfnGN_ND8tTkDBFTDH0DyGfFwVSXfaltm6ZWBzngYZWEi2-lgbdqR6gvIkIa4Xhi8J_05SZgMFxWowQk8ixd3oB2I1k94NezrmR5yX2D1i36HUfKE5gAUao0fS/s320/joseph_campbell.jpg


Segundo Joseph Campbell, a jornada do herói se revela em três etapas: a partida, a iniciação e o retorno.

A partida

Nesta etapa, o herói recebe o chamado da aventura. Aqui também é mostrado como é o cotidiano do personagem e como se dá a quebra desta rotina. O herói também pode receber ajudas sobrenaturais e amuletos que o auxiliem em sua jornada.

A iniciação

Nesta fase da jornada, o herói é continuamente posto à prova. É reconhecido pelo pai ou se junta a ele. Ele também enfrenta um dragão simbólico, ultrapassa o medo e se torna quase divino. O herói é recompensado com a última dádiva, o objeto de sua busca.

O retorno

Neste estágio final, o herói é auxiliado por forças mágicas e retoma para o mundo onde a aventura se iniciou. Pode ter dificuldades em se readaptar e, muitas vezes é mal compreendido pelas pessoas que reencontra no mundo de onde partiu.

O grande barato de ler este livro e compreender a jornada do herói é justamente encontrar posteriormente estes elementos presentes em diversas histórias de fantasia. Inclusive em A Aprendiza de Elementar.

Nenhum comentário: