segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Herói



Um dos cartazes da produção

Imagem:
http://media.adorocinema.com/media/film/images/1799/1245085618_heroposter06.jpg

Adorei O Tigre e o Dragão. Trata-se de um filme de artes marciais totalmente diferente do que já havia visto na vida. Sim, as lutas são lindamente bem coreografadas. Entretanto, o mais interessante no filme é que as cenas de luta não são seu aspecto principal. Há um enredo bem construído e personagens carismáticos. Mas há detalhes na película que incomodam e o tornam, em alguns momentos, demasiadamente longo. Quando pensei que nunca mais veria um filme de artes marciais daquele nível, eu assisti a Herói.

Herói é simplesmente tudo o que O Tigre e o Dragão poderia ter sido e não foi. Ainda gosto da saga em torno da espada Destino Verde, porém a trama que decidirá o destino da China ancestral é perfeita. Faz tempo que não assisto a um filme que funciona tão bem em tantos e tão diferentes aspectos. Pensando bem, devo estar vendo muitos filmes ruins ultimamente...

A história do filme conta que há mais de 2000 anos, antes do surgimento do primeiro imperador chinês, a China era divida em sete reinos que se digladiavam entre si em busca da supremacia sobre os demais. A população, como conseqüência desse estado conturbado em que vivia, enfrentou anos de mortes e destruição. Liderado por um rei (Daoming Chen) impiedoso e obcecado que pretendia tornar-se imperador de toda a China, o Reino de Qin parecia ser o mais determinado de todos.

Entretanto, esse imperador não tinha descanso. Freqüentemente, sofria com atentados contra sua vida manipulados por seus adversários políticos. Então, o rei ofereceu uma enorme recompensa para a pessoa que desse cabo dos três mais mortais assassinos da China: Espada Quebrada (Tony Leung Chiu Wai), Céu (Donnie Yen) e Neve que voa (Maggie Cheung).

O filme começa quando um guerreiro sem nome (Jet Li) se apresenta ao imperador afirmando ter matado os três assassinos trazendo consigo as armas de suas vítimas. Então, o guerreiro e o imperador conversam sobre as lutas que travaram contra esses inimigos. Entretanto, as narrativas tornam-se cada vez mais contraditórias.


Imagem de uma das espetaculares cenas de luta do filme

Imagem: http://media.adorocinema.com/media/film/images/1799/1245085619_hero08.jpg


Além de uma narrativa muito bem construída, que apresenta diferentes relatos sobre os mesmos acontecimentos que ao mesmo tempo se completam e se contradizem, é feito um trabalho de cores fantástico com cada um destes flashbacks. Assim, uma mesma história é contada mais de uma vez e em cada uma delas uma cor predomina na tela durante o relato. Cada cor simboliza uma emoção que não será revelada aqui para não estragar algumas surpresas.

O filme funciona, pois vários de seus elementos trabalham em harmonia. A música é linda e é uma extensão das emoções que se assiste na tela. Os cenários, belíssimos, realçam ainda mais os trabalhos com as cores das roupas dos personagens. As lutas fantásticas completam a ação e não tornam-se a ação em si. As lutas são uma dança e a obra completa uma poesia visual.

Tudo no filme é bonito. Quando Neve que voa e Lua (Zhang Ziyi), a ajudante de Espada Quebrada, duelam, há uma morte. Até esta morte é bonita. Na verdade, acho que é a morte mais bonita que já vi na telona.

Em comparação com O Tigre e o Dragão, eu diria que Herói é melhor também pela maior clareza que traz em sua mensagem: o heroísmo é apenas um ponto de vista. Claro que há muito mais por trás disso, mas esta mensagem mais simples é palpável para grande parte do público espectador.

Infelizmente, assistir ao filme no cinema foi ruim apenas pelas risadas de alguns espectadores quando os personagens voam ou lutam sobre a água. As lutas são metáforas e não aconteceram literalmente daquela forma. O filme retrata um mito baseado em relatos históricos, mas nem todos são capazes de perceber isso. O que é constrangedor.

Fico feliz por ter escolhido Herói para assistir na telona do Vivo Open Air. Não poderia ter feito uma escolha melhor, pois Herói é o filme de artes marciais que sempre desejei assistir.

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

Nenhum comentário: