segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Donnie Darko



Cena do filme Donnie Darko

Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_r-Aoh3xXZ9w/S_qzc6KX3oI/AAAAAAAACA8/k2p_QUzkOnw/s1600/Donnie+Darko+002.jpg

Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é o nome de um adolescente que todos consideram um desajustado. Ele tira notas baixas na escola, tem um comportamento anti-social e, ainda por cima, tem alucinações com um coelho monstruoso chamado Frank (James Duval) que o instiga a cometer atos de vandalismo e lhe anuncia que o mundo, em breve, irá acabar.

Donnie Darko é um filme extenso. Não pela sua duração, mas pelos temas que aborda. De divertidos diálogos sobre a sexualidade presente em desenhos animados como os Smurfs, passando por teorias do professor Stephen Hawking até discursos sobre a existência de Deus, a obra flerta com discussões sobre os desígnios do universo, traz professores que acham que devem apresentar aos seus alunos um mundo cor-de-rosa e escritores mais preocupados em venderem livros do que idéias. Fala de viagens no tempo e predestinação com fôlego ainda para contar uma inusitada história de amor.

O responsável pela obra é o novato diretor e roteirista do filme, Richard Kelly. A película custou apenas 4 milhões de dólares (pouco para os padrões de Hollywood). Segundo o site Omelete, Kelly “andava para cima e para baixo com um roteiro de ficção científica embaixo do braço”, mas nenhum estúdio queria bancar a história de um garoto esquizofrênico que conversava com um amigo imaginário que era um coelho de 1,80m. Quem bancou a fita foi a produtora Flower Film, de Drew Barrymore (que, no filme, faz a professora de literatura).

Há uma frase proferida na trilogia de O Senhor dos Anéis que diz “Nós devemos fazer o que pudermos com o tempo que nos é dado”. Acontece que não sabemos a duração deste tempo, pois não conhecemos qual o instante de nossa morte. Se as coisas são, realmente, pré-estabelecidas talvez nem devêssemos estar aqui. Nos faz pensar: por um detalhe em seu passado, talvez você nem estivesse aqui lendo este post. Já pensou nisso? Por causa de uma pequena mudança no rumo dos eventos de nossas vidas, você e eu poderíamos ser completamente diferentes. Com outros nomes e aparências. E vivendo em outros lugares. Ou até mesmo em outros tempos.



Cena do filme Donnie Darko

Imagem: http://magiaeimagem.files.wordpress.com/2009/07/donnie-darko.jpg

O final surpreendente é pra refletir e adquirir não apenas uma, mas várias respostas. Por isso existem tantas teorias sobre a obra. (Não leia a continuação deste parágrafo se você não assistiu ao filme ou não quiser estragar algumas de suas surpresas.)

Para alguns, o filme é uma alegoria a história de Cristo e Donnie é uma espécie de Messias que faz um sacrifício final para salvar o mundo. Neste contexto, seus embates com professores e o guru são o equivalente aos de Cristo contra os falsos profetas. (Detalhe: as iniciais de Jim Cunningham, o personagem de Patrick Swayze, são as mesmas de Jesus Cristo e talvez isso não seja mera coincidência). Para outros, tudo não passou de um sonho que serviu como presságio. Donnie acordou do sonho (na cena em que está rindo ao final do filme), mas não acredita nisso, então volta a dormir e acontece o acidente. E ainda há a teoria que o diretor explica nos extras do DVD de que a história do filme se passa numa dimensão paralela que não deveria existir. Houve uma ruptura no espaço tempo e a história do filme se desenrolou, história esta que não era para acontecer. Donnie deveria ter morrido no acidente e nunca ter conhecido sua namorada ou tido as tais alucinações. Por isso, quando percebe o erro, ele volta no tempo para concertar as coisas. Por fim, há outra idéia de que ele voltou no tempo realmente com o intuito de salvar sua amada, pois se ela não se envolvesse com ele, ela não teria morrido. E ele fez isso mesmo sabendo que ambos não chegariam nem mesmo a se conhecerem e ela nunca se lembraria dele. Mas estas são apenas especulações. Existem outras e você pode cria uma após assistir ao filme que, de fato, permite tanta discussão.

É difícil resenhar um filme desses. Você deve assisti-lo. É tão intrigante quanto as discussões que levanta. Mais intrigante por sabermos que por mais que conversemos nunca chegaremos a uma resposta para essas questões. E ainda mais intrigante ao imaginar que nós poderíamos nem mesmo estar aqui tendo esta conversa.

Donnie Darko foi relançado agora em julho nos EUA como uma versão do diretor com novos efeitos especiais e mais de 20 minutos de cenas inéditas excluídas da versão original.

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

2 comentários:

Felipe Augusto disse...

Esse é um filme que eu não canso de assistir e de recomendar para os amigos,toda vez que eu assisto vejo uma interpretação diferente,sem dúvida é um filme que não será esquecido tão fácil.

cultfilmes.blogspot.com

Unknown disse...

tu me lembra o Brian Molko! hehehehe