sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Leitura X Internet

1º Round



A leitura deve ser encarada como uma atividade prazerosa

Imagem: http://paradigm-healthcare.com/i/girl_reading.jpg

A Revista Cláudia publicou em dezembro de 2003 (edição nº12 ano 42) a matéria "Como criar filhos que amem livros na era da Internet", escrita pela editora do caderno de informática do jornal O Globo, Cora Rónai.

A matéria começa da seguinte maneira:

"Houve uma época em que as histórias em quadrinhos eram olhada com profunda desconfiança por pais e educadores. Era óbvio que aquelas revistinhas atraentes, com suas imagens e sua linguagem coloquial, afastariam as crianças dos livros, pouco ilustrados, que exigiam maior esforço intelectual. Os anos se passaram, as crianças que liam quadrinhos cresceram, tiveram filhos e quase morreram de preocupação com a sua garotada, que, viciada nos seriados dos cinemas, certamente se afastaria dos livros.

Uma geração depois, o ciclo se repetiu. Os meninos das matinês cresceram e passaram por maus momentos ao ver os filhos grudados na televisão - aquela praga, que, sem dúvida, os afastaria dos livros. Hoje, a geração da TV, que cresceu e se multiplicou, anda muito angustiada. As crianças não saem da frente do computador e passam o dia inteiro na internet. Que, naturalmente, vai afastá-las dos livros..."



Com a inclusão da informática no dia-a-dia é importante administrar bem o tempo

Imagem: http://blogdovestiba.pucpr.br/wp-content/uploads/2010/05/internet1.jpg


O texto, após apresentar esses fantasmas que seduzem os jovens para longe dos livros, prossegue incentivando os pais a darem exemplos e cultivar o hábito de ler desde cedo nos menores.

Aparecem no texto alguns pais que dão explicações do que fazem para cultivar o interesse pelo leitura nos filhos. O que nota-se é a idéia errada que muitos possuem da leitura.

Leitura não é algo ruim. Muito pelo contrário, é bom. Ler faz pensar e traz uma infinidade de benefícios para um indivíduo que não dá para listar aqui. O que deve mudar é a maneira como as pessoas a encaram. Muitos enxergam a leitura como algo necessário, mas chato, maçante, desinteressante... sendo que não é.

Existem pessoas que só lêem um livro pela primeira vez na idade adulta. Assim, não há hábito que cative um indivíduo qualquer e garanta lugar em sua vida. Como todo costume deve ser ensinado desde cedo.

Há pais hipócritas que querem que o filho leia e não passam o exemplo. Ficam o dia todo na frente da TV.

E mais: as histórias em quadrinhos, o cinema, a TV e a Internet não vieram tirar espaço de nada e de ninguém. Tratam-se de novos canais de comunicação que vieram agregar, acrescentar valores, aumentar o números de opções para se entreter e adquirir conhecimento.

Mas, realmente, esse número maior de meios de tráfego de informações ocupa mais o nosso tempo e as 24 horas do dia-a-dia parecem curtas demais para experimentar tudo o que esse mundo moderno nos oferece.

2º Round



A Internet veio para agregar valores e não tirar espaço

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRXE1qQbStO4Jstm6SIf-R0APGg_QNmkLpQp7UU7O5H5TG0NeygKgK8XLBby-6BBQp_6zY68x0Zf8jExbgQgS2moHVdwmNhYdA1I3xDC9FwZcHX-wtPFYxaMFsL4UerWigWkIRnYfA_oQ/s1600/internet_1.jpg

Aqui entra a aptidão individual de administrar mais eficazmente o tempo que cada um dispõe. Leia por uma hora, entre na net por meia hora, deixe o cinema para o fim de semana. Uma boa agenda garante a melhor utilização do tempo livre. Voltando a matéria de Cora Rónai, ela, em alguns pontos, bate com minhas idéias, em outros diverge, porém, é inegável a agradável forma como o texto é conduzido e como sua leitura é agradável. Mas tenho que falar sobre o final do texto que não tenho palavras para definir.

Ela fala em certo ponto da importância de Harry Potter para o resgate do hábito da leitura (como vários outros autores já o fizeram) e fala sobre o último livro do menino bruxo, que por causa de um erro da editora britânica todos os leitores que não dominam o Inglês não poderiam ler a obra. Então, a escritora termina o texto da seguinte forma:



Existem pessoas que só lêem seu primeiro livro na idade adulta

Imagem: http://www.sha-doo.blogger.com.br/livros.gif

"E foi que aconteceu um lindo milagre na internet, daqueles que renovam nossa esperança na humanidade. Crianças e jovens de diversos países criaram, simultânea e espontaneamente, verdadeiros grupos de trabalho para traduzir o livro e fazê-lo chegar aos amigos sem domínio de inglês. Em menos de 15 dias, Harry Potter já estava disponível na rede em uma dúzia de idiomas, entre eles o português.

Essas traduções, feitas às carreiras pelos pequenos leitores, são obviamente rudimentares e não podem ser comparadas, nem de longe, ao meticuloso trabalho dos profissionais. Alguns tradutores e editores ficaram indignados comigo quando manifestei meu entusiamo pela iniciativa. Fiquei com pena desses pobres adultos, tão presos ao sistema que não puderam perceber que estavam diante de uma comovente manifestação de criatividade e solidariedade nascida do amor das crianças pela leitura."

Texto originalmente publicado no site Raciocínio Rápido.

Nenhum comentário: